Connect with us

Saúde

Frente fria em Jundiaí: cuidados essenciais para evitar doenças respiratórias

Dr. Eduardo Leme, pneumologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), traz dicas de como se proteger do frio.

Published

on

Atualizado há

Menina limpando o nariz.
Foto: Divulgação/ HSV

Com a chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo e à região de Jundiaí, a atenção à saúde se torna ainda mais importante. As mudanças bruscas de temperatura aumentam o risco de doenças respiratórias, afetando especialmente pessoas com alergias, asma, rinite e bronquite.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Como o frio impacta a saúde respiratória

Dr. Eduardo Leme reforça a importância de se agasalhar e manter a hidratação (Foto: Divulgação/ HSV)

De acordo com o pneumologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Eduardo Leme, as vias respiratórias são as mais afetadas nesse período. “É comum apresentar sintomas alérgicos, como coriza e falta de ar. Quem sofre com doenças respiratórias deve ter atenção redobrada. Inclusive, é recomendável evitar aglomerações, pois ambientes fechados e com muitas pessoas juntas favorecem a transmissão de vírus e bactérias”, explica.

Caso surjam sintomas como tosse persistente, dificuldade para respirar e febre, a recomendação é buscar atendimento médico. Em casos graves, a avaliação de um pneumologista ou otorrinolaringologista pode ser necessária.

Dicas para se proteger do frio e manter a saúde

O médico destaca alguns cuidados fundamentais para enfrentar a queda nas temperaturas:

  • Agasalhe-se bem: utilize roupas adequadas, incluindo toucas, mantas e segunda pele térmica para manter a temperatura corporal.
  • Evite ambientes fechados e aglomerações: a circulação de vírus e bactérias é maior em locais com pouca ventilação.
  • Aposte em bebidas quentes: chás, chocolates, sopas e caldos ajudam a manter o corpo aquecido.
  • Hidrate-se: beber bastante água e usar cremes hidratantes evita o ressecamento da pele e irritações.
  • Use protetor solar: mesmo em dias nublados, a proteção contra os raios UV é essencial.

Com essas medidas, é possível enfrentar a frente fria com mais segurança e reduzir os riscos de problemas respiratórios.

Saúde

Cuidado cardiovascular é essencial no tratamento da diabetes, alertam especialistas

Especialistas alertam para a importância de tratar a diabetes de forma integrada, focando na prevenção de complicações cardíacas e renais.

Published

on

O acompanhamento de pacientes com diabetes vai muito além do controle da glicose no sangue. Em entrevista para Agência Brasil, Bruno Bandeira, membro da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), explica que as complicações da doença estão fortemente ligadas a problemas cardiovasculares, o que torna essencial uma abordagem mais ampla e integrada. “O que mais preocupa…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí: Hospital São Vicente alerta para aumento de hipertensão entre jovens

No Dia Nacional do Combate à Hipertensão, médico do HSV reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Published

on

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, já afeta cerca de 1 em cada 4 brasileiros e se torna um problema crescente entre jovens e adultos com menos de 40 anos. O alerta é intensificado nesta sexta-feira, 26 de abril, durante o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data criada para conscientizar a população sobre…

Continue Reading
Pular para o conteúdo