Hospital São Vicente realiza segunda captação de órgãos desta semana
Conecte-se conosco

Saúde

Hospital São Vicente realiza segunda captação de órgãos desta semana

Foram captados coração, fígado, rins e córneas. Logo após a captação, os órgãos foram encaminhados às devidas instituições.

Publicado

em

Atualizado há

Hospital São Vicente realiza segunda captação de órgãos-1-compressed
A captação de órgãos é um procedimento que envolve o empenho de muitas equipes. Foto: Hospital São Vicente.

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, realizou mais uma captação de órgãos na tarde deste sábado (6). Essa é a segunda vez e a quinta deste ano, totalizando mais de 27 órgãos captados para salvar a vida de mais de 49 mil pessoas que aguardam por um transplante em nosso País.

A doação foi autorizada pela família de um paciente masculino, 35 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). A outra doação desta semana ocorreu no dia 02, paciente de 59 anos, vítima de AVC.

Dentre os órgãos foram captados o coração, que seguiu para o Instituto do Coração (InCor) em São Paulo, o fígado que foi destinado ao Hospital Israelita Albert Einstein também em São Paulo, rins que seguiram para o Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas e córneas, que foram para o Banco de Olhos de Sorocaba.

Captação de órgãos

A captação de órgãos é um procedimento que envolve o empenho de muitas equipes. Após a morte encefálica do paciente, há o acolhimento da família, que é responsável por autorizar a doação, assim como o acompanhamento de psicólogo, de assistência social e da equipe médica para esclarecer todas as dúvidas da família.

Em seguida, exames são realizados a fim de avaliar se o paciente está apto para a doação e quais órgãos podem ser captados. Diversas equipes médicas entram em ação, responsáveis tanto pela captação e transporte, quanto o transplante de cada órgão.

Hospital São Vicente realiza segunda captação de órgãos desta semana
Foto: Hospital São Vicente

É uma verdadeira corrida contra o tempo, pois cada órgão tem um tempo de isquemia, ou seja, tempo em que pode ser retirado de um paciente e transplantado em outro. Sabendo disso, há uma ordem a ser seguida, os corações e pulmões são os que têm menor tempo, com apenas 4 horas a serem retirados e muitas vezes são transportados por meios aéreos. Já as córneas são as últimas, pois têm condições de serem transplantadas em até sete dias.

O HSV conta com uma Comissão Intra Hospitalar de Transplante (CIHT), fundada em 2008, que acompanha pacientes com confirmação de morte encefálica e dão todo o suporte necessário para a família. Sob o comando da enfermeira Thais Fernanda Rocha Santos, a CIHT aciona a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) de São Paulo e garante todo o suporte às equipes médicas durante a captação e manutenção dos órgãos, até que siga à instituição que fará o transplante. No ano de 2021, a CIHT viabilizou a captação de 73 órgãos, num total de 14 doadores.

Para a doação de órgãos, é necessário que a família do paciente autorize, por isso, a recomendação é que o assunto não seja um tabu. Conversar sobre o tema faz com que no momento deliciado como o óbito a decisão familiar se torne mais fácil, com base na vontade do paciente.

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo
Publicidade