Jundiaí confirma nove casos de varíola dos macacos
Conecte-se conosco

Saúde

Jundiaí confirma nove casos de varíola dos macacos

O nono caso, um homem de 35 anos, foi confirmado nesta quinta-feira (11). Ele segue em isolamento, sem a necessidade de internação.

Publicado

em

Atualizado há

Mãos cheia de bolinhas
Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil. Foto: Freepik.

A Vigilância Epidemiológica (VE)  informa que Jundiaí registra nove casos de ‘monkeypox’ em residentes no município. Enviado pelo Instituto Adolfo Lutz, o resultado foi recebido nesta quinta-feira (11).

O paciente é um homem, 35 anos, que teve o início dos sintomas no dia 1 de agosto e foi atrás de atendimento médico em 5 de agosto. O nono caso segue em isolamento, nem a necessidade de internação.

Até o momento, não houve casos secundários a partir desta positividade. O acompanhamento médico segue por 21 dias, prazo conhecido como período de transmissão, ou até enquanto permanecer as erupções cutâneas.

A transmissão da varíola dos macacos, ou ‘monkeypox’, acontece, principalmente, por contato íntimo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar  no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca.

Os sintomas se enquadram em febre, erupções cutâneas, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão.  Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Saúde

Fumar cigarro eletrônico aumenta risco de uso de maconha e abuso de álcool em jovens

Pesquisa dos EUA, que avaliou mais de 50 mil adolescentes, mostra que o consumo de vape abre caminho para jovens adquirirem outros vícios.

Publicado

em

Por

Homem jovem fumando cigarro eletrônico

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein Fumar cigarros eletrônicos aumenta o risco de consumir maconha ou álcool em excesso, revela um estudo americano feito na Universidade Columbia e publicado no periódico científico Substance Use and Misuse.  A pesquisa avaliou dados de mais de 50 mil jovens entre 13 e 18 anos que participaram da enquete Monitoring the Future, aplicada pelo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe) em Jundiaí

Publicado

em

Por

População compareceu às unidades para a imunização (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais…

Continuar lendo

Saúde

Uso de anabolizantes aumenta em quase três vezes o risco de morte, aponta estudo 

Por 11 anos, pesquisadores dinamarqueses monitoraram mais de mil homens usuários de esteroides e os compararam com quase 60 mil controles. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Publicado

em

Por

Anabolizantes
Foto: Canva

Há um ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, de desempenho ou para ganho de massa muscular no Brasil. Considerado um problema de saúde pública, o uso indiscriminado dessas substâncias sintéticas derivadas da testosterona aumenta os riscos à saúde, principalmente à saúde cardiovascular. Agora, uma carta científica publicada…

Continuar lendo
Publicidade