Jundiaí confirma quarto caso de varíola do macaco
Conecte-se conosco

Saúde

Jundiaí confirma quarto caso de varíola do macaco

Não há registros de casos secundários suspeitos no município decorrentes desta positividade

Publicado

em

Atualizado há

Nesta sexta-feira (05), a prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) em conjunto da Vigilância Epidemiológica (VE), divulgou o registro do quarto caso de ‘monkeypox’, a varíola do macaco, em residente no município. O resultado foi recebido na última quinta-feira (04) e enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente, é um homem de 26 anos, não está hospitalizado e não registra viagens internacionais. O início dos sintomas ocorreu em 27 de julho.

Não há registros de casos secundários suspeitos no município decorrentes da positividade. O paciente permanece em acompanhamento pela equipe de saúde, e está em isolamento desde o início dos sintomas. O acompanhamento permanecerá pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.

A UGPS informa ainda que a doença monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Não há vacina para a doença.

Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessárias.

Saúde

Jundiaí confirma nove casos de varíola dos macacos

O nono caso, um homem de 35 anos, foi confirmado nesta quinta-feira (11). Ele segue em isolamento, sem a necessidade de internação.

Publicado

em

Mãos cheia de bolinhas
Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil. Foto: Freepik.

A Vigilância Epidemiológica (VE)  informa que Jundiaí registra nove casos de ‘monkeypox’ em residentes no município. Enviado pelo Instituto Adolfo Lutz, o resultado foi recebido nesta quinta-feira (11). O paciente é um homem, 35 anos, que teve o início dos sintomas no dia 1 de agosto e foi atrás de atendimento médico em 5 de agosto. O nono caso segue…

Continuar lendo

Coronavírus

Franco da Rocha libera 4ª dose da vacina contra Covid para pessoas a partir de 18 anos

Para ser vacinado, é preciso já ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses e levar a carteirinha de vacinação com o carimbo da dose anterior e um documento com foto

Publicado

em

vacinacao-covid-ubs-vila-hortolandia_jundiai

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, liberou a segunda dose de reforço, ou a quarta dose da vacina contra a Covid19 para pessoas maiores de 18 anos. Para ser vacinado, é preciso já ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses e levar a carteirinha de vacinação com o carimbo da dose…

Continuar lendo

Saúde

Langya: novo vírus infecta 35 pessoas na China

Langya infectou cerca de 35 pessoas, entre 2018 e 2021, na China. Não foram registrados mortes, ou casos graves, a partir do vírus.

Publicado

em

cientista-olhando-no-microscópio-vírus
Langya faz parte da família Henipavirus. Foto: DCStudio/ Freepik.

Cientistas chineses publicaram, apenas em 4 de agosto, um alerta para a identificação de um novo vírus, na revista científica The New England Journal of Medicine. O vírus é do gênero Henipavírus, grupo conhecido por já ter provocado surtos de infecções letais aos seres humanos. De acordo com os pesquisadores, o vírus Langya henipavírus (LayV), infectou ao menos 35 pessoas…

Continuar lendo

Saúde

Você sabia que a poliomielite pode voltar?

Não existe registro de um único caso da doença há exatos 30 anos, mas com as baixas taxas de imunização, esse cenário pode mudar

Publicado

em

Vacinação de Poliomielite

A baixa taxa de vacinação no Brasil junto com outros países das Américas representa um perigo para todo o continente para a volta da poliomielite. Segundo informes divulgados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), não existe registro de um único caso da doença há exatos 30 anos, mas com as baixas taxas de imunização, esse cenário pode mudar. Segundo o…

Continuar lendo

Saúde

Campo Limpo Paulista confirma o primeiro caso da varíola do macaco

No município há, ainda, o registro de três suspeitos, aguardando laudo do Instituto Adolfo Lutz

Publicado

em

Mãos cheia de bolinhas
O caso é de um homem, de 30 anos e que segue em isolamento, sem necessidade de hospitalização. (Foto: Freepik)

A prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica informa o primeiro caso positivo de ‘monkeypox’, a varíola do macaco, no município. O resultado foi recebido na última terça-feira (09), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). O caso é de um homem, de 30 anos e que segue em isolamento, sem…

Continuar lendo
Publicidade