Jundiaí regride para fase laranja. Toque de recolher começa hoje (26)
Conecte-se conosco

Saúde

Jundiaí regride para fase laranja. Toque de recolher começa hoje (26)

Aumento do número de casos graves e óbitos na região de Campinas leva Governo do Estado a tomar novas medidas

Publicado

em

Atualizado há

jundiai
Novas restrições são impostas após piora dos índices, principalmente do número de internações em UTI (Foto: Divulgação/PMJ)

Jundiaí regrediu para a fase laranja do Plano SP de enfrentamento ao novo coronavírus. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta (26) pelo governador João Doria (PSDB), depois do crescimento de casos graves e de internações registradas pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas.

Na fase laranja, válida a partir da próxima segunda (1), as cidades podem manter o comércio em funcionamento por oito horas diárias, respeitando os 40% de ocupação, com fechamento até as 20h. Isso vale para comércio de rua, shoppings e restaurantes. Já os bares não podem funcionar com atendimento presencial.

Desde quarta (24), a região já apresentava taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) acima do aceitável para a fase amarela, com 72,2% dos leitos ocupados. Ontem, a situação piorou e o índice chegou aos 73,4%. Os novos óbitos saíram de 6,3 para 8,2 para cada 100 mil habitantes.

Nos últimos meses, a região tem se mantido na fase amarela com frequência. Ela ficou na fase verde até 29 de novembro, e regrediu no dia 30. Permaneceu na amarela ao longo de dezembro e só regrediu para a laranja de 25 de janeiro e 8 de fevereiro, até avançar para a amarela novamente.

Toque de recolher

Seja em qual for a fase, todo o Estado deve respeitar, a partir de hoje (26), o “toque de restrição” anunciado pelo governador. A medida impede a circulação de pessoas sem justificativa de trabalho ou ida a hospitais e farmácias, das 23h às 5h, diariamente.

O objetivo é conter, principalmente, festas clandestinas e aglomerações particulares e, pra isso, anunciou que irá reforçar a fiscalização. (com informações do Todo Dia)

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo
Publicidade