Estudo liga uso da maconha a certos tipos de câncer
Connect with us

Saúde

Estudo liga uso da maconha a certos tipos de câncer

De acordo com a pesquisa, usuários de maconha têm entre 3,5 e 5 vezes mais probabilidade de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço

Published

on

Atualizado há

De acordo com a pesquisa, usuários de maconha têm entre 3,5 e 5 vezes mais probabilidade de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço
Foto: Canva

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) conduziram um estudo que aponta que fumar maconha com frequência e em excesso pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Este estudo analisou 20 anos de dados de saúde de pessoas que eram dependentes de maconha e foi publicado no JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery.

De acordo com a pesquisa, usuários de maconha têm entre 3,5 e 5 vezes mais probabilidade de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço. Esses cânceres incluem câncer das cavidades oral e nasal, faringe, laringe, glândulas salivares e tireoide. Normalmente, o consumo excessivo de álcool e tabagismo estão associados a esses tipos de câncer, com um risco maior para quem consome ambos.

Os pesquisadores da USC destacam que estudos anteriores que exploraram a ligação entre o uso de cannabis e o risco de câncer de cabeça e pescoço produziram resultados inconsistentes. No entanto, neste estudo, foram analisados os dados médicos de 116.000 pessoas, divididas entre usuários e não usuários de maconha com características de saúde semelhantes. Os resultados sugerem que a maconha pode ser ainda mais perigosa que os cigarros em relação ao risco desses tipos de câncer.

Os autores do estudo explicam. “A cannabis queima em uma temperatura mais alta do que o tabaco, aumentando o risco de lesão inflamatória”. Apesar das evidências, o estudo possui limitações, como a falta de informações detalhadas sobre dosagem, frequência e modo de uso da maconha.

Primeira associação entre maconha e câncer de cabeça e pescoço

Esse foi o primeiro grande estudo a relacionar a dependência da maconha, também conhecida como transtorno por uso de cannabis sativa, a um risco de até 5 vezes maior de câncer de cabeça e pescoço. O estudo reforça a preocupação com os efeitos nocivos da fumaça de maconha, que é consumida principalmente por inalação.

Segundo Niels Kokot, cirurgião de cabeça e pescoço do USC Head and Neck Center e autor sênior do estudo, “Fumar cannabis envolve uma inalação mais profunda em comparação ao tabaco. Além disso, a cannabis queima em uma temperatura mais alta do que o tabaco, aumentando o risco de inflamação causadora de câncer”. Esse é o primeiro estudo a estabelecer uma ligação direta entre o uso crônico da droga e o risco elevado desses tipos de câncer.

A prevalência do câncer entre usuários de maconha foi observada independentemente de fatores como idade, gênero e etnia. A equipe de pesquisadores acredita que o efeito prejudicial da fumaça seja a principal causa desse aumento no risco de câncer. Contudo, outros métodos de consumo, como a ingestão de cannabis na comida, não foram abordados neste estudo.

“A detecção desse fator de risco é importante porque o câncer de cabeça e pescoço pode ser prevenido quando as pessoas sabem quais comportamentos aumentam seu risco”, afirma Kokot.

Outros riscos à saúde

Além do câncer de cabeça e pescoço, a maconha pode causar complicações graves para a saúde do coração e do cérebro. Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association revelou que o uso diário da droga aumenta em 25% o risco de ataque cardíaco e em 42% o risco de acidente vascular cerebral.

Situação da maconha no Brasil

No Brasil, o porte de maconha para uso pessoal foi descriminalizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para quantidades entre 25 e 60 gramas ou até seis plantas fêmeas de cannabis. No entanto, a venda e o cultivo da droga continuam ilegais em território nacional. Embora a descriminalização represente um avanço, a maconha ainda é considerada uma substância ilícita e seu uso pode acarretar sanções legais.

Este estudo reforça a importância de entender os riscos associados ao uso frequente e crônico de maconha, especialmente no contexto de doenças graves como câncer e complicações cardiovasculares.

Saúde

Parceria entre Hospital São Vicente e AC Camargo eleva qualidade dos diagnósticos em Jundiaí

Contrato firmado prevê uma redução de 33% no tempo de entrega dos resultados

Published

on

Amostra de exame sendo coletada em sala do Hospital São Vicente, em Jundiaí.
Exames são realizados por meio de coleta de amostras biológicas (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí comemora mais uma parceria com o A.C Camargo Câncer Center, referência nacional no tratamento oncológico, para a realização de exames anatomopatológicos e de imuno-histoquímica.  A nova parceria representa um avanço significativo na qualidade e na agilidade dos serviços oferecidos pelo Hospital São Vicente, especialmente no diagnóstico de doenças complexas como o câncer.  “Esses…

Continue Reading

Saúde

Vacinação infantil contra Covid-19 é retomada em Jundiaí com novo estoque

A vacinação para o grupo prioritário ocorre em seis locais, exclusivamente por agendamento

Published

on

Vacinação em Jundiaí está sendo realizada para crianças.
Para população a partir de 12 anos que faz parte do grupo prioritário, a dose aplicada será individual (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O estoque de vacina contra a Covid-19 de Jundiaí foi reabastecido nesta terça-feira (17) e a aplicação das doses foi retomada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para crianças de 5 a 11 anos que pertencem aos grupos prioritários. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). …

Continue Reading

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading

Bem-estar

Projeto Verão: Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos com promoção especial

Para te incentivar, a Céltica preparou uma promoção especial para o Dia do Cliente, em setembro. Saiba mais.

Published

on

Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos para o verão
Foto: Divulgação/Academia Céltica

O verão está logo aí e a Academia Céltica, de Jundiaí, já tem tudo preparado para te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos a tempo de aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano. Com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, a Céltica oferece um ambiente completo para você alcançar seus objetivos. Os instrutores estão sempre…

Continue Reading

Saúde

Setembro Amarelo: cachorro salvou a tutora da depressão e lhe deu novo significado de vida

“Thorin não tinha ninguém. Eu sabia que ninguém ia cuidar dele e amar ele como eu”, diz Tatiane Lucena.

Published

on

Setembro Amarelo: cachorro salva sua tutora de depressão
Thorin e sua tutora Tatiane em Viagem (Foto: Arquivo Pessoal)

Estamos no Setembro Amarelo e nesta terça-feira (10) é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que visa conscientizar a população para um assunto tão importante. Hoje, o Tribuna de Jundiaí conta a história da contadora Tatiane Lucena, que foi salva pelo seu cachorrinho Thorin, após passar por uma fase conturbada em sua vida. No ano de 2020, Tatiane…

Continue Reading
Advertisement