Pesquisadores descobrem anticorpo que bloqueia metástase de câncer
Conecte-se conosco

Saúde

Pesquisadores descobrem anticorpo que bloqueia metástase de câncer

O pesquisa foi conduzida na Unidade de Oncologia Médica do Hospital Universitário Campus Bio-Medico, da Universidade de Roma.

Publicado

em

Dr. Francesco Pantano conduziu a pesquisa de anticorpo que bloqueia metástase de câncer
Dr. Francesco Pantano - Foto: Reprodução/ Universidade de Roma

Pesquisadores da Unidade de Oncologia Médica do Hospital Universitário Campus Bio-Medico, da Universidade de Roma, descobriram um anticorpo que impede que o câncer se espalhe. O resultado da pesquisa mostra que os cientistas chegaram ao anticorpo monoclonal Volociximab.

No estudo, o Volociximab bloqueou a metástase óssea após o tratamento de um câncer de mama. Por meio de testes em laboratório, comprovaram a alta taxa de eficácia do anticorpo. As equipes de pesquisa identificaram a proteína alfa5, através de uma triagem no genoma de pacientes com câncer de mama.

De acordo com os pesquisadores, o anticorpo Volociximab pode bloquear essa proteína, que representa um dos principais fatores na criação de metástases ósseas. Assim, pode-se refletir no reaparecimento do câncer, anos após o tratamento.

A descoberta dos cientistas italianos abre caminho para uma nova perspectiva, que afeta um aspecto do processo de metástase, nunca explorado até o momento. O Dr. Francesco Pantano, responsável pelo estudo, comenta sobre a segurança do tratamento.

“A proteína alfa 5 é o ‘gancho’ com o qual a célula cancerosa se liga à fibronectina, que está altamente presente no microambiente ósseo. Ele é bloqueado pelo Volocixamab, que fica no caminho das duas moléculas e impede que o tumor se espalhe para o osso. O resultado é muito promissor também porque o medicamento a partir do anticorpo é seguro, já foi testado e não é tóxico ”.

Saúde

Após adequações, UTI Geral e Cardiológica recebe primeiro paciente no Hospital São Vicente

Cada detalhe foi planejado priorizando os padrões de qualidade, humanização, segurança e acessibilidade, proporcionando maior bem-estar aos usuários

Publicado

em

Enfeira e paciente conversando
A amplitude e distribuição dos leitos, otimizam a visualização dos pacientes internados. (Foto: Divulgação/ HSV)

Entregue na última semana, a nova UTI Geral e Cardiológica do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), recebeu na tarde desta segunda-feira (4), seu primeiro paciente. Internado desde o dia 28, Cristian Meitling, de 50 anos, precisou de atendimento médico após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Cheio de elogios, o paciente aproveitou a ocasião para agradecer e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado

Além de garantir o histórico completo dos pacientes e maior qualidade das informações, o prontuário eletrônico reduz do uso de papel.

Publicado

em

Médico atendendo paciente
O projeto é uma parceria entre a Saúde de Jundiaí e a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), iniciou a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. Além da garantia do histórico completo dos pacientes, o sistema inteligente de dados reduz o uso de papel, e melhora a qualidade das informações disponibilizadas. A ação faz parte das iniciativas de Cidade Inteligente, com implantação nesta…

Continuar lendo

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – Para que serve uma dieta?

Publicado

em

Thumb de vídeo da Unimed com médica em fundo verde

A nutricionista Patrícia Lavinhati explica para quê serve uma dieta. #Assista e #Compartilhe

Continuar lendo

Saúde

Jovens em risco: cigarros eletrônicos podem levar à morte

Moda entre os adolescentes, cigarros eletrônicos podem causar sérios danos e até mesmo a morte.

Publicado

em

De uma maneira geral, a influência de familiares e amigos é o que mais estimula o tabagismo. Foto: sestovic/Canva.

Não se engane com o aroma de frutas, café e até torta de limão, os cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto os convencionais. Com o uso predominante entre os adolescentes, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) estão cada vez mais atrativos, com formatos que variam de pen drive à bombinha de asma, dificultando a identificação do aparelho por parte dos…

Continuar lendo

Bem-estar

Micropigmentação de sobrancelhas marcante e com aspecto natural: É possível?

Conversamos com a especialista em micropigmentação, Rafaela Gonçalves, que explicou a tendência do procedimento para sobrancelhas com aspecto natural.

Publicado

em

Micropigmentação de sobrancelhas
O procedimento pode tanto desenhar a área da sobrancelha, como para aperfeiçoar o desenho já existente (Foto: leszekglasner/Envato Elements)

Você sabia que as sobrancelhas são essenciais para suas expressões faciais? Além disso, sobrancelhas bonitas com certeza dão um up na autoestima de qualquer um. Por isso e muitos outros motivos, existe o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas. O procedimento é bem parecido com a maquiagem definitiva. Na área das sobrancelhas, é possível tanto acentuar o desenho já existente, realçando…

Continuar lendo