Profissionais da saúde dão dicas de como manter o corpo e a mente saudáveis
Conecte-se conosco

Saúde

Profissionais da saúde dão dicas de como manter o corpo e a mente saudáveis

Alimentação e sono adequado são exemplos de melhorias

Publicado

em

Atualizado há

medico atendendo paciente
A Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselha que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos semanais ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa. (Foto: Divulgação/ HSV)

O Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (05), chama a atenção para a rotina de cuidados que a população deve ter com o próprio bem-estar. Exercícios físicos, alimentação adequada, sono regulado e atenção com a saúde mental, são algumas das iniciativas que contribuem para uma vida em harmonia.

A fim de estimular essas práticas, os profissionais do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) se reuniram para oferecer dicas acessíveis de como alcançar a tão sonhada qualidade de vida.

Suporte Nutricional

A alimentação saudável é capaz de prevenir doenças e auxiliar inclusive no nosso humor, conforme explica a nutricionista, Thais Freire. “Uma alimentação equilibrada com quantidades balanceadas de proteínas, como carnes, frango e ovos, carboidratos como quinoa e aveia, boas gorduras como azeite e abacate, fibras e minerais, melhora o humor, a memória, reduz o cansaço e o estresse, aumenta a qualidade do sono, previne o envelhecimento, melhora o sistema digestivo e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias”.

A profissional ressalta ainda que produtos orgânicos são muito melhores para a saúde, pois são produzidos sem uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos, sementes transgênicas e drogas veterinárias.

Agora, para uma noite de sono tranquila e relaxante, deve-se evitar: café, chocolate, chá mate, chá preto, refrigerantes, guaraná em pó, bebidas energéticas, pimenta e gengibre.

Exames de Rotina e Práticas Esportivas

O clínico médico, Dr. Rafael Claros, conta que em muitos casos o exame de rotina é encarado de forma indevida. “Esses exames são fundamentais, porém complementares e que necessitam da orientação de um especialista. O primeiro passo é agendar a consulta e receber essa avaliação, pois apesar de ter esse nome, não são rotineiros e realizados sem indicação. É por meio dessa ação que fazemos essa triagem e identificamos doenças como o diabetes, colesterol alterado, deficiência de vitaminas, alteração na função renal, entre outras patologias”.

Os exames mais comuns são o de sangue, conhecido como hemograma, o de glicemia, para medir o nível da glicose na circulação sanguínea, colesterol e de urina. “Esse “check-up médico” é essencial para a manutenção da saúde e ainda nos auxilia no momento de definir a conduta que será tomada, o tratamento precoce e ações para mudança necessária do estilo de vida do paciente”, afirma Claros.

Outra indicação médica e acessível para melhoria da saúde do corpo e da mente é a prática de atividades físicas. Recomendada para todas as idades, não possuem nenhuma contraindicação inicial e oferecem diversos benefícios, como redução da ansiedade e da pressão arterial. “Por meio dos exercícios, muitas vezes se consegue diminuir a frequência cardíaca, fazer com que esse coração tenha um funcionamento melhor. Também contamos com a ajuda dessas práticas para reduzir o peso, melhorar o metabolismo e regular o sono. Tudo isso deve ser feito com acompanhamento do profissional da saúde e de um educador físico”, ressalta Dr. Rafael.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselha que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos semanais ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação. Para o dia a dia, são indicados caminhadas e alongamentos, por exemplo. São práticas gratuitas, possíveis de fazer em casa e muita benéficas.

Saúde Mental

“Atualmente, muito se fala em saúde mental. Os nossos dias têm sido cada vez mais cheios e estressantes e isso pode trazer alguns impactos emocionais negativos como desânimo, exaustão e esgotamento. A psicoterapia pode ser realizada em qualquer idade e por qualquer pessoa, manter bons pensamentos é essencial para o bem-estar emocional, além de refletir positivamente em outros os aspectos da vida. No trabalho, use as cobranças a seu favor, entenda o que esperam de você e faça uma lista de prioridades; programe-se para realização das suas atividades durante seu horário de trabalho; estabeleça uma agenda onde possa fazer anotações objetivas das atividades que desenvolveu ao longo do dia; ao final do dia faça uma checagem dos seus resultados e das suas expectativas”, estimula a psicóloga Caroline Alves.

Ao término do seu horário de trabalho priorize a atividade física, o convívio com pessoas que trazem sensação de bem-estar e prazer, atividades de distração como a leitura, por exemplo, além de atividades manuais. Assista filmes, ouça música, participe de trabalhos voluntários, entre outros.

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Saúde

Fumar cigarro eletrônico aumenta risco de uso de maconha e abuso de álcool em jovens

Pesquisa dos EUA, que avaliou mais de 50 mil adolescentes, mostra que o consumo de vape abre caminho para jovens adquirirem outros vícios.

Publicado

em

Por

Homem jovem fumando cigarro eletrônico

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein Fumar cigarros eletrônicos aumenta o risco de consumir maconha ou álcool em excesso, revela um estudo americano feito na Universidade Columbia e publicado no periódico científico Substance Use and Misuse.  A pesquisa avaliou dados de mais de 50 mil jovens entre 13 e 18 anos que participaram da enquete Monitoring the Future, aplicada pelo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo
Publicidade