Hospital São Vicente destaca a importância do Janeiro Branco 
Connect with us

Saúde

Psiquiatra do Hospital São Vicente destaca a importância do Janeiro Branco 

Cuidar da saúde emocional começa com a empatia, escuta ativa e compreensão, criando um ambiente de apoio em casa e entre amigos.

Published

on

Atualizado há

Duas meninas angustiadas se abraçando.
A psicoterapia, aliada ao apoio de familiares e amigos, é o que move o tratamento (Foto: Divulgação/ HSV)

Cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo apresentam algum problema de saúde mental, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante a campanha Janeiro Branco, instituições e órgãos promovem iniciativas que visam o bem-estar emocional e a conscientização sobre o tema. 

Para a Dra. Claudia Tufano, médica psiquiatra do Ambulatório do Colaborador do Hospital São Vicente (HSV), de Jundiaí (SP), é comum que o ser humano experiencie diversos sentimentos como tristeza, alegria, raiva e outros. “Somos capazes de lidar com a maioria das situações que acontecem no nosso dia a dia. No entanto, quando percebemos que estamos com dificuldades para lidar com a tristeza ou a ansiedade e isso afeta atividades do cotidiano, como trabalhar, estudar ou cuidar de si, é importante buscar avaliação de profissionais da psicologia e psiquiatria para melhor entendimento desse sofrimento psíquico”, explica.

Janeiro Branco é um lembrete para cuidar da saúde emocional

A médica informa que a psicoterapia é um passo importante para tratar problemas psicológicos como ansiedade, depressão e outros transtornos. 

“A psicoterapia é um conjunto de técnicas e abordagens psicológicas que pode nos proporcionar cuidados em saúde mental. Ao falarmos sobre isso durante o Janeiro Branco, mais pessoas conhecem os benefícios que a psicoterapia traz: o autoconhecimento, a melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais, o enfrentamento dos desafios da vida e manejo do estresse”, aponta.

Criar um ambiente de apoio emocional em casa ou no círculo de amizades é fundamental, assim como praticar a escuta ativa com empatia, demonstrando interesse no outro, assim como exercitar a tolerância e a compreensão, sem julgamentos em relação ao sofrimento alheio, são passos essenciais. 

Para aprimorar a capacidade de acolhimento, é possível adotar técnicas de comunicação não violenta e incentivar a busca por cuidados em saúde mental, aconselha a profissional.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Bem-estar

Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde

Published

on

Previsão do tempo mostra dias quentes em Jundiaí
Foto: Canva

Jundiaí registrou, nesta quarta-feira (22), uma temperatura máxima de 30ºC, e a previsão aponta para dias ainda mais quentes, segundo o monitoramento da Defesa Civil do Estado. O calor intenso traz diversos desafios ao organismo, como desidratação, queda de pressão e problemas de pele, que podem comprometer o bem-estar. Nesse contexto, especialistas reforçam que a prevenção é o melhor caminho…

Continue Reading

Bem-estar

Guia para iniciantes na academia: conheça os aparelhos e dicas para começar com tudo em 2025

Preparamos um guia prático – junto do professor Victor Recka, da Academia Céltica – com os principais aparelhos da academia e suas funções.

Published

on

Pesos de academia
Foto: Canva

Com a chegada de 2025, muitas pessoas decidiram levar a sério suas resoluções de ano novo, e entre as metas mais populares está a prática de atividades físicas. De acordo com um estudo recente, começar a se exercitar é a segunda maior meta dos brasileiros para este ano. Se você também está nessa jornada, saiba que não está sozinho e…

Continue Reading

Saúde

Janeiro Branco: médicos da Faculdade de Medicina de Jundiaí alertam sobre a importância da saúde mental

Atividade física, alimentação equilibrada, sono adequado, autoconhecimento, terapias e rede de apoio contribuem para a saúde emocional.

Published

on

Homem sentado sozinho em chão de casa.
Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população da importância da saúde mental (Foto: Divulgação/ FMJ)

A saúde mental desempenha um papel fundamental no equilíbrio emocional, psicológico e social das pessoas, influenciando como elas pensam, sentem e agem no dia a dia. Mais do que estar sempre feliz, cuidar da saúde mental significa enfrentar os desafios da vida de maneira saudável e resiliente. Para esclarecer dúvidas sobre o tema, conversamos com a psiquiatra Dra. Salma Ribeiz…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo