Sábado é Dia de Multivacinação em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde

Sábado é Dia de Multivacinação em Jundiaí

O objetivo é ampliar o percentual de imunizações antes do período de queda nas temperaturas, que ocasionam maior circulação de vírus

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação será oferecida para crianças, jovens e adultos. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para alavancar as aplicações as doses atrasadas de vacinas contra Covid19, de influenza, sarampo e demais vacinas de rotina das crianças, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, realiza no próximo sábado (21), o Dia D de Multivacinação.

O objetivo é ampliar o percentual de imunizações antes do período de queda nas temperaturas, que ocasionam maior circulação de vírus, possibilitando aumento do número de casos de doenças como Covid19, influenza, sarampo e meningite.

As aplicações serão realizadas nas UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e Clínica da Família do Novo Horizonte II (antiga UBS Novo Horizonte), das 8h às 12h, sem a necessidade de agendamento.

Os públicos atendidos serão crianças a partir de seis meses, com aplicações das vacinas de rotina que por ventura estejam atrasadas.

Públicos

  • Crianças menores de cinco anos: Todas as doses de rotina
    Crianças entre seis meses e menores de 5 anos: Influenza e sarampo
  • 5 a 11 anos: COVID-19
  • 12 anos imonossuprimidas: COVID-19 (público deve receber 4 doses para prevenção das formas graves da doença)
  • 12 a 59 anos: COVID-19 (três doses)
  • 60 anos ou mais: COVID-19 (quatro doses) e influenza

Ainda é importante lembrar que as gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos; professores; auxiliares de sala; profissionais de saúde; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, de forças de segurança e salvamento, e de forças armadas; e funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receberem a vacina contra influenza.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), a cobertura vacinal, segundo balanço de terça-feira (17), a vacina contra Influenza foi aplicada em 40.030 pessoas com 60 anos ou mais (53,9% da população nesta faixa etária estimada); 8.141 trabalhadores da saúde (71,2%); 4.382 crianças (18,4%); 412 gestantes (9,5%); 65 puérperas (9,1%) e 579 professores (10,9). Também receberam a vacina: 1.143 pessoas com comorbidades, 7 pessoas com deficiência (PCD), 27 motoristas e 8 trabalhadores das forças de segurança.

“As famílias precisam se atentarem para a vacinação das crianças e dos idosos, que são os mais vulneráveis às mudanças de temperatura. Com a chegada do período de maior frio, eles ficam mais susceptíveis ao adoecimento. Somente com a aplicação das vacinas é possível proteger dos vírus e das formas graves de doenças. O Brasil tem apresentado baixa adesão às vacinas nos últimos anos, inclusive para influenza, que conta com a cepa de vírus que causou muitos casos no final do ano passado e permanece em circulação”, comenta a enfermeira e coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.

Saúde Pública

Jundiaí será polo para distribuição de medicamentos de alto custo

Publicado

em

Por

Encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (27), na Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí reforçou, junto à Secretaria de Estado da Saúde, a necessidade de celebração de convênio para implantação de um polo de atendimento da Farmácia de Alto Custo, com o objetivo de agilizar a entrega de medicamentos de alto custo para os pacientes SUS. Além disso, foi solicitado a ampliação da parceria com o Hospital Regional, para aumentar…

Continuar lendo

Saúde

Novo estudo identifica fatores de risco para o envelhecimento precoce do cérebro

Pesquisadores listaram fatores genéticos e modificáveis, que aumentando a susceptibilidade a doenças como o Alzheimer

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications, nesta quarta-feira (27), lança luz sobre os fatores de risco genéticos e modificáveis que contribuem para o envelhecimento precoce do cérebro, aumentando assim a susceptibilidade a doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Para a análise, foram observados exames cerebrais de 40 mil participantes do Biobank do Reino Unido, com mais de 45 anos.…

Continuar lendo

Bem-estar

Couve-flor: uma aliada na prevenção do câncer e promotora da saúde

Rica em nutrientes e compostos bioativos, essa crucífera mostra-se uma adição valiosa à dieta, com uma variedade de vantagens para a saúde

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A couve-flor, parte da família Brassicaceae, tem se destacado não apenas pelo seu sabor versátil na culinária, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a prevenção do câncer. Esta crucífera, rica em nutrientes e compostos bioativos, mostra-se uma adição valiosa à dieta, oferecendo uma variedade de vantagens para a saúde. Prevenção do câncer Sulforafano e seus efeitos protetores:…

Continuar lendo

Bem-estar

Aumente o índice de perda de peso com aeróbico na esteira

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo sua rotina na esteira, com o professor Pedro, da Academia Céltica de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mulher na esteira
Foto: Canva Pro

A esteira é uma ferramenta poderosa para quem busca perder peso de forma eficaz e saudável. Com a combinação certa de intervalos, inclinação e duração, é possível transformar seus treinos em sessões altamente eficientes para queimar calorias e alcançar seus objetivos de perda de peso. "Durante a atividade na esteira, o corpo entra em um estado de queima de calorias…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

Publicado

em

Por

criança pequena no colo da mãe recebendo vacina no braço
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de…

Continuar lendo
Publicidade