Emoção: Bebês de UTI Neonatal tomam primeiro banho de sol em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Emoção: Bebês de UTI Neonatal tomam primeiro banho de sol em Jundiaí

“Não vejo a hora de poder ficar juntinha dele todos os dias”, diz mãe

Publicado

em

Atualizado há

Sol estimula a produção de vitamina D: desenvolvimento, fortalecimento e prevenção de doenças

Os bebês da UTI Neonatal do Hospital Universitário puderam conhecer a luz do dia pela primeira vez nesta terça. Ao todo seis mães puderam compartilhar esse momento tão especial com seus pequenos no espaço da brinquedoteca.

De acordo com a supervisora do bloco Neonatal, Cris Hauk, esse é mais passo do método canguru e a iniciativa consiste em proporcionar ao bebê momentos de descobertas ao ar livre e a saúde, por favorecer todos os benefícios que os raios solares são capazes de causar.

Talita de Paula Misael Lopes, mãe do Heitor Misael Lopes, internado faz 29 dias, esbanjava alegria em poder sair ao sol com seu bebê. “Hoje ele vai ter alta. Não vejo a hora de poder ficar juntinha dele todos os dias”.

O sol estimula a produção de vitamina D, que já é tida como um pró-hormônio para muitos médicos e, quando em quantidades ideais, apresenta inúmeras vantagens, como: desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e prevenção de diabetes, icterícia, depressão, doença cardiovascular etc.

O tempo recomendado é de 5 a 10 minutos diários. Todavia, não é em qualquer momento que a criança pode ficar exposta: sua pele ainda é frágil e é preciso evitar queimaduras e o desenvolvimento de um câncer de pele.

Os horários mais apropriados são antes das 9h da manhã ou após as 17h, pois o sol não está tão forte nem emitindo tantos raios ultravioleta. Nos horários entre 11h e 15h, a radiação UVB pode ser prejudicial não só às crianças, mas também aos adultos.

Saúde Pública

Hospital Universitário de Jundiaí recebe nova ambulância

O Hospital Universitário é referência em atendimento materno-infantil para Jundiaí e região.

Publicado

em

Ambulância no Hospital Universitário
O Hospital Universitário atendeu, nos seis primeiros meses deste ano, 61 mil pessoas por mês (Foto: Hospital Universitário)

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Jundiaí, entregou ao Hospital Universitário as chaves de uma nova ambulância. A entrega aconteceu através do Programa Nova Frota. O veículo realizará o transporte inter-hospitalar, aquele realizado entre hospitais ou clínicas para a realização de exames, avaliações de outras especialidades médicas, procedimentos ou transferências para outras instituições de saúde de referência. Até então, o…

Continuar lendo

Saúde Pública

Campanha do Hospital São Vicente arrecada mais de 1,5 mil fraldas geriátricas

700 delas foram doadas pela academia CNM Acqua Fitness

Publicado

em

Fraldas arrecadas pelo HSV
Fraldas foram arrecadadas pelos alunos da CNM. (Foto: Divulgação/ HSV)

No início do mês de maio, uma nova campanha de arrecadação foi instituída para benefício dos pacientes internados no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Idealizada pela equipe do Serviço Social da instituição, a ação mobilizou a sociedade e garantiu o estoque de fraldas geriátricas até o final de 2022. Ainda que o saldo seja positivo, este é…

Continuar lendo

Saúde Pública

Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado

Além de garantir o histórico completo dos pacientes e maior qualidade das informações, o prontuário eletrônico reduz do uso de papel.

Publicado

em

Médico atendendo paciente
O projeto é uma parceria entre a Saúde de Jundiaí e a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), iniciou a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. Além da garantia do histórico completo dos pacientes, o sistema inteligente de dados reduz o uso de papel, e melhora a qualidade das informações disponibilizadas. A ação faz parte das iniciativas de Cidade Inteligente, com implantação nesta…

Continuar lendo

Saúde Pública

Hoje foi o Dia D de Multivacinação em Jundiaí

Neste sábado, foram aplicadas doses das vacinas Tríplice Viral (sarampo), Covid-19 e Influenza, além das demais vacinas de rotina das crianças.

Publicado

em

Homem em vacinação
As vacinas foram ofertadas em 5 unidades de saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã deste sábado (21) Jundiaí concluiu o Dia D de Multivacinação em cinco unidades de Saúde. Os jundiaienses receberam os imunizantes na UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e a Clínica da Família do Novo Horizonte. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, todos os locais registraram um grande número de pessoas.  No total, a Saúde…

Continuar lendo

Saúde Pública

UBS Anhangabaú promove atendimento para prevenção do câncer de boca

Mesmo com a iniciativa , os profissionais ressaltam que a procura por exames preventivos contra o câncer bucal é muito baixa.

Publicado

em

Atendimento odontológico em UBS de Jundiaí
Além dos exames preventivos, a Unidade de Saúde também aplica vacinas contra Covid e Influenza (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã deste sábado (9), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Anhangabaú, em Jundiaí, realizou a campanha de prevenção ao câncer de boca. Assim, a odontologista da rede municipal Cristiane Henriques realizou exames preventivos na unidade. De acordo com a especialista, o câncer bucal é o 5º mais comum entre homens, principalmente acima dos 40 anos. Além disso, os casos…

Continuar lendo
Publicidade