Emoção: Bebês de UTI Neonatal tomam primeiro banho de sol em Jundiaí
Connect with us

Saúde Pública

Emoção: Bebês de UTI Neonatal tomam primeiro banho de sol em Jundiaí

“Não vejo a hora de poder ficar juntinha dele todos os dias”, diz mãe

Published

on

Atualizado há

Sol estimula a produção de vitamina D: desenvolvimento, fortalecimento e prevenção de doenças

Os bebês da UTI Neonatal do Hospital Universitário puderam conhecer a luz do dia pela primeira vez nesta terça. Ao todo seis mães puderam compartilhar esse momento tão especial com seus pequenos no espaço da brinquedoteca.

De acordo com a supervisora do bloco Neonatal, Cris Hauk, esse é mais passo do método canguru e a iniciativa consiste em proporcionar ao bebê momentos de descobertas ao ar livre e a saúde, por favorecer todos os benefícios que os raios solares são capazes de causar.

Talita de Paula Misael Lopes, mãe do Heitor Misael Lopes, internado faz 29 dias, esbanjava alegria em poder sair ao sol com seu bebê. “Hoje ele vai ter alta. Não vejo a hora de poder ficar juntinha dele todos os dias”.

O sol estimula a produção de vitamina D, que já é tida como um pró-hormônio para muitos médicos e, quando em quantidades ideais, apresenta inúmeras vantagens, como: desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e prevenção de diabetes, icterícia, depressão, doença cardiovascular etc.

O tempo recomendado é de 5 a 10 minutos diários. Todavia, não é em qualquer momento que a criança pode ficar exposta: sua pele ainda é frágil e é preciso evitar queimaduras e o desenvolvimento de um câncer de pele.

Os horários mais apropriados são antes das 9h da manhã ou após as 17h, pois o sol não está tão forte nem emitindo tantos raios ultravioleta. Nos horários entre 11h e 15h, a radiação UVB pode ser prejudicial não só às crianças, mas também aos adultos.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading