Gripe já matou 99 pessoas no Brasil, diz Ministério da Saúde
Connect with us

Saúde Pública

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil, diz Ministério da Saúde

Do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe

Published

on

vacinação contra gripe
Campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Até 27 de abril, pelo menos 535 pessoas foram hospitalizadas no Brasil por síndrome respiratória aguda grave causada por influenza e 99 morreram em decorrência do quadro.

De acordo com o Ministério da Saúde, do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe, como idosos, pacientes com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas.

O novo boletim epidemiológico revela que o vírus H1N1 é predominante no país, até o momento, e responsável pela maior parte das mortes por influenza – sozinho, ele responde por 254 casos e 89 óbitos.

Foram identificados ainda 54 casos de influenza A (H3N2); 38 de influenza A não subtipado; e 62 casos de influenza B. Outros 127 casos, segundo a pasta, ainda não tiveram o subtipo identificado.

Ainda de acordo com o levantamento, nos primeiros meses de 2019, a circulação de vírus do tipo influenza se deu com maior intensidade e de forma localizada no Amazonas, que registrou 139 casos e 35 óbitos. O estado de São Paulo também se destaca, com 107 casos e 7 óbitos.

LEIA MAIS

Com aproximação dos dias frios, vacina contra gripe deve ser priorizada

Número de aplicações da vacina contra a gripe está abaixo do esperado, diz Prefeitura

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio em todo o país.

Devem receber a dose trabalhadores da saúde; indígenas; idosos; professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e profissionais das forças de segurança e salvamento.

O último balanço da vacinação mostra que, até a última terça-feira (7), 45,3% da população prioritária havia sido imunizada. Entre os grupos, as puérperas registraram maior cobertura vacinal (64,3%), seguido por idosos (52,5%), gestantes (51,2%), crianças (48%) e indígenas (45,1%).

Os grupos que menos se vacinaram foram profissionais das forças de segurança e salvamento (10,9%), população privada de liberdade (11,9%), pessoas com comorbidades (34,3%), funcionários do sistema prisional (35,8%), trabalhadores de saúde (40,3%) e professores (41,2%).

(Agência Brasil)

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading

Saúde Pública

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí tem grande adesão

Postos de vacinação registraram grande adesão da população, destacando a importância da imunização infantil.

Published

on

Profissional de saúde administra vacina oral contra poliomielite em uma criança, enquanto outras famílias aguardam na clínica.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí, realizado neste sábado (8), registrou um movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quatro postos atenderam ao público ao longo de todo o dia, oferecendo a vacina para menores de 5 anos e realizando a atualização das carteirinhas de vacinação. Depoimentos emocionantes reforçam a importância da…

Continue Reading

Saúde Pública

Covid-19: Jundiaí desmente fake news sobre vacinação em escolas

A informação de que a Prefeitura de Jundiaí aplicaria vacina contra a Covid-19 em crianças sem a autorização dos pais tem circulado nas redes sociais. A informação não é verdadeira. Confira.

Published

on

Profissional da saúde aplicando vacina em criança no colo da mãe em Jundiaí
Prefeitura de Jundiaí desmente fake news sobre vacinação contra Covid-19 em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí se manifestou para esclarecer informações falsas que estão circulando em grupos de mensagens sobre vacinação contra Covid-19 em escolas. De acordo com a gestão, há um áudio circulando com fake news. A mensagem diz que equipes de saúde aplicarão a vacinação contra a Covid-19 em unidades escolares de Jundiaí sem autorização dos pais e/ou responsáveis, utilizando…

Continue Reading

Saúde Pública

Combate à dengue em Jundiaí: Duas UBSs abertas neste sábado para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade podem buscar atendimento para sintomas leves e moderados das 8h às 17h neste sábado.

Published

on

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Unidades de Saúde Jardim do Lago e Tamoio abertas no sábado para atendimento de casos leves e moderados de dengue em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em sua luta contínua contra a dengue, anuncia a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (8) para atendimento exclusivo de casos suspeitos da doença. A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, fundamentais para conter o avanço da dengue em Jundiaí. Unidades de Saúde participantes e horário de atendimento…

Continue Reading

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente busca certificação para integrar serviços de urgência e emergência

A iniciativa inédita, junto da Prefeitura de Jundiaí, busca integrar os serviços de Prontos Atendimentos, o SAMU, ambulatórios e UBSs sob selo de qualidade nacional.

Published

on

Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí buscam certificação em rede (Foto: HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de…

Continue Reading