Hoje foi o Dia D de Multivacinação em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hoje foi o Dia D de Multivacinação em Jundiaí

Neste sábado, foram aplicadas doses das vacinas Tríplice Viral (sarampo), Covid-19 e Influenza, além das demais vacinas de rotina das crianças.

Publicado

em

Atualizado há

Homem em vacinação
As vacinas foram ofertadas em 5 unidades de saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã deste sábado (21) Jundiaí concluiu o Dia D de Multivacinação em cinco unidades de Saúde. Os jundiaienses receberam os imunizantes na UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e a Clínica da Família do Novo Horizonte. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, todos os locais registraram um grande número de pessoas. 

No total, a Saúde aplicou 179 doses da vacina Tríplice viral (sarampo); 521 doses de Covid-19; e 472 dose de Influenza. Além disso, também foram aplicadas as demais vacinas de rotina das crianças. 

Prevenção

Com a queda nas temperaturas, e a proximidade do inverno, há maior circulação de vírus. Assim, esse clima ocasiona o aumento do número de casos de doenças como Covid-19, influenza, sarampo e meningite.

“Vi uma matéria no site da Prefeitura falando sobre a campanha de vacinação para crianças e aproveitei hoje, que é sábado, para trazer meu filho”, comenta Tabata de Oliveira, mãe do Marco Mauricio de Oliveira, de 4 anos. “Na última vez que teve essa mesma campanha ele estava com sintomas de gripe e por isso não foi vacinar”, completa.

Dessa forma, Tabata recebeu a vacina contra a influenza e aproveitou para colocar em dia a carteira de vacinação do filho, que recebeu duas doses da febre amarela e a de sarampo.

Família em UBS para vacinação
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Imunize-se

Ainda assim, quem não conseguiu se vacinar neste sábado pode procurar pela Unidade de Saúde mais próxima para receber as doses de acordo com o calendário disponível: 

  • Crianças menores de cinco anos: Todas as doses de rotina;
  • Crianças entre seis meses e menores de 5 anos: Influenza e sarampo;
  • 5 a 11 anos: Covid-19;
  • 12 anos+ imonossuprimidas: Covid-19 (público deve receber 4 doses para prevenção das formas graves da doença);
  • 18 a 59 anos: Covid-19 (três doses);
  • 60 anos ou mais: Covid-19 (quatro doses) e Influenza.

Além disso, é importante reforçar que gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos; professores; auxiliares de sala; profissionais de saúde; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, de forças de segurança e salvamento, e de forças armadas; e funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receberem a vacina contra influenza.

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo
Publicidade