O centenário Hospital São Vicente de Paulo (HSV), localizado no coração de Jundiaí, é carinhosamente conhecido pela população e trabalhadores como uma “mãe”, pois acolhe todos os que precisam. Com base neste conceito de humanização, a instituição celebra seus 122 anos com uma estrutura renovada – mais de 200 reformas já foram realizadas – e com um aumento expressivo na capacidade de internações. Em 2017, de janeiro a setembro, o hospital registrava, em média, 1.128 internações mensais. Em 2024, no mesmo período, o número subiu para 1.520 internações mensais, ou seja, uma média de 392 internações a mais por mês, totalizando cerca de 4.700 internações adicionais ao ano.
“O Hospital São Vicente de Paulo é o único hospital de referência em alta complexidade para a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). Quando assumimos o governo, a instituição estava praticamente quebrada em diversos aspectos. Conseguimos recuperar as finanças, promover melhorias estruturais no prédio – como a reforma dos quartos em parceria com a iniciativa privada –, implementar novos protocolos e reduzir custos. Esse modelo eficiente agora é replicado nas regiões, com os Prontos Atendimentos (PAs) geridos pelo hospital”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
Aumento na realização de cirurgias e agilidade no atendimento
Segundo dados do Hospital São Vicente, em 2017, o hospital realizava, em média, 522 cirurgias por mês. Atualmente, o número subiu para 643 cirurgias mensais, o que representa um aumento de 1.456 cirurgias por ano, ou seja, um crescimento de 23%. “Conseguimos renovar protocolos, reduzir os tempos de espera para atendimento e, com isso, diminuir o tempo de internação dos pacientes, permitindo maior rotatividade e, consequentemente, o aumento na execução dos serviços. Somos hoje um dos hospitais mais resolutivos do interior paulista, o que é motivo de orgulho para a cidade e para nossa equipe”, enfatiza Matheus Gomes, superintendente da instituição. Recentemente, o hospital conquistou a acreditação em Rede Integrada – ONA Nível 2, Acreditado Pleno, além de alcançar o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados.
Investimentos estruturais para melhor atendimento à população
Com recursos oriundos de esferas municipais, estaduais e federais, além de doações de empresas privadas, o Hospital São Vicente de Paulo investiu amplamente em melhorias estruturais, tanto para otimizar o atendimento à população quanto para proporcionar espaços mais qualificados aos trabalhadores. Nos últimos anos, mais de 200 reformas foram realizadas, incluindo a criação dos Ambulatórios de Ortopedia, de Especialidades e do Colaborador, a renovação do setor de Quimioterapia, a implementação de uma unidade de Ressonância Magnética interna, além de melhorias nas UTIs e em 62 quartos por meio da ação “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, uma parceria entre a Rede Jundiaí de Cooperação e a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).
Descentralização do atendimento e expansão dos PAs do Hospital São Vicente para os bairros
Com uma estrutura interna fortalecida, o hospital amplia agora seu alcance para os bairros da cidade. A descentralização do atendimento de urgência e emergência, levando os serviços do Hospital São Vicente para as regiões, facilita o acesso da população aos cuidados com a saúde. Hoje, a instituição já conta com unidades de Pronto Atendimento (PAs) implantadas nas regiões Noroeste/Norte no PA Hortolândia e Leste no PA Ponte São João, além de uma nova unidade prevista para dezembro, o PA Progresso, na região Sul. Essa expansão inova ao oferecer exames diagnósticos de maneira regionalizada, o que agiliza o atendimento, reduz o tempo de deslocamento dos pacientes e elimina filas de espera.
“Com todas as reformulações e investimentos, incorporando tecnologia nos PAs, temos a integração dos serviços de Urgência e Emergência do Hospital São Vicente diretamente nos bairros. As pessoas não precisam se deslocar para outras áreas da cidade para resolver suas necessidades de saúde. Isso é serviço de excelência, próximo da porta de casa”, destaca Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Atualmente, considerando todos os atendimentos externos ao hospital, como Ambulatórios, Prontos-socorros e unidades de Pronto Atendimento, são realizados, em média, 64.092 atendimentos por mês.