Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos

Apenas no mês de abril foram 650 cirurgias, superando a marca de 637 procedimentos, registrados em outubro de 2018

Publicado

em

Hospital São Vicente
Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos (Foto: Divulgação/HSV)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) superou o número de cirurgias realizadas nos anos anteriores, entre os meses de janeiro e abril deste ano. No total, foram 2.332 procedimentos cirúrgicos.

Com índice 20% superior a 2017, com 1.948 cirurgias. Neste ano, só no mês de abril foram realizadas 650 cirurgias, ultrapassando o recorde anterior do hospital de 637, em outubro de 2018.

O desempenho positivo está relacionado ao propósito da gestão do hospital destes últimos dois anos. “Temos buscado otimizar recursos para elevar a eficiência e melhorar nossa performance”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Matheus explica, que na prática, os profissionais passaram a otimizar o fluxo no centro cirúrgico para agilizar a liberação de leitos para outros pacientes, assim, permitindo um número maior de cirurgias.

Ainda de acordo com o superintendente, a melhoria também apresentou resultados nos índices de cancelamento de cirurgias, que antes chegavam a 16% das intervenções mensais e hoje está em torno de 3%.

Nos anos anteriores, as cirurgias que não eram consideradas urgentes, acabavam canceladas devido à necessidade de um procedimento emergencial de última hora, uma realidade vivida em vários hospitais.

“Isso significa que temos conseguido realizar mais cirurgias eletivas, sem comprometer as cirurgias de urgência”, explica.

Estrutura

O centro cirúrgico do hospital conta com oito salas que podem ser utilizadas simultaneamente.

Entre as 15 especialidades cirúrgicas atendidas pelo HSV, ortopedia é que a teve maior taxa de realização neste primeiro quadrimestre, com 853 cirurgias, que corresponde a 38% do total de procedimentos.

Em seguida estão as cirurgias gerais (vesícula, úlcera, hérnia, entre outas), com 566 procedimentos (25%), e urologia, com 206 operações (9%).

Do total de cirurgias realizadas neste início do ano, 1.138 foram cirurgias eletivas e 1.194 cirurgias de urgência.

Entre elas está à cirurgia de emergência realizada no jovem fotógrafo Christian Alejandro Peinados, de 21 anos, natural da Venezuela e que mora em Jundiaí há quatro anos.

LEIA TAMBÉM:

85% dos pacientes aprovam Hospital São Vicente de Paulo

Paciente faz relato agradecendo atendimento do Hospital São Vicente

Ele apresentava falta de ar e veio ao HSV, onde foi solicitado alguns exames que detectaram que ele tinha líquido no pulmão. Durante a cirurgia, retiraram mais de 700 ml de água. “Acredito que os médicos não fossem rápidos poderia ter piorado”, afirma a jovem.

“A equipe foi muito atenciosa, cuidou de cada detalhe, me perguntaram a todo o momento se eu estava confortável, se estava respirando bem, se eu estava tranquilo”, relembra.

HSV

Christian Peinados após a cirurgia (Foto: Divulgação/HSV)

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe) em Jundiaí

Publicado

em

Por

População compareceu às unidades para a imunização (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia Mundial da Luta contra o Câncer: Grendacc ressalta que luta começa pela conscientização

O Grendacc destaca a relevância de manter hábitos saudáveis que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e também das campanhas de conscientização sobre a doença.

Publicado

em

Por

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer é celebrado no dia 08 de abril (Foto: Divulgação/Grendacc)

Neste 08 de abril, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, o Grendacc destaca a importância de manter hábitos saudáveis no dia a dia. A instituição, que há 28 anos trata de crianças e adolescentes com câncer, também ressalta que a luta contra a doença começa pela conscientização. Por isso, durante todo o ano, o Grendacc realiza campanhas de conscientização…

Continuar lendo

Saúde Pública

Previna a dengue no seu quintal em 10 minutos

Uma rápida vistoria semanal em sua residência contribui para a prevenção da doença. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Água parada, dengue
Foto: Canva Pro

Com o aumento dos casos de Dengue, é importante que a população se una aos órgãos públicos no combate a transmissão da doença. Apenas 10 minutos de dedicação semanal podem fazer toda a diferença, já que uma das medidas mais eficazes para combater o mosquito é a eliminação dos criadouros, que se proliferam em água parada. Muitas vezes, os criadouros…

Continuar lendo
Publicidade