Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado

Além de garantir o histórico completo dos pacientes e maior qualidade das informações, o prontuário eletrônico reduz do uso de papel.

Publicado

em

Atualizado há

Médico atendendo paciente
O projeto é uma parceria entre a Saúde de Jundiaí e a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), iniciou a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. Além da garantia do histórico completo dos pacientes, o sistema inteligente de dados reduz o uso de papel, e melhora a qualidade das informações disponibilizadas.

A ação faz parte das iniciativas de Cidade Inteligente, com implantação nesta segunda-feira (04), na Nova UBS Tulipas. O cronograma, realizado pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) – responsável pelo desenvolvimento da plataforma – é escalonado ao longo dos próximos meses.

“Jundiaí é reconhecida como a cidade que mais investe em saúde de maneira per capita, pelo Conselho Federal de Medicina. Jundiaí segue o caminho da informatização e inteligência na gestão de recursos e processos. O prontuário eletrônico é mais uma etapa cumprida pela gestão para, cada vez mais, avançar na qualidade dos serviços à população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Investimento do prontuário eletrônico

Para a implantação do sistema, a UGPS iniciou os investimentos em 2018, com a integração dos serviços na rede de dados do município, aquisição de computadores e demais equipamentos necessários para a implementação do sistema, além de capacitação dos profissionais e desenvolvimento das plataformas que atuarão de maneira integrada entre as redes de Atenção Básica (Primária), Ambulatorial (Secundária) e Hospitalar (Terciária).

A parceria entre a UGPS com CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí desenhou a arquitetura do novo sistema, que abrigará os prontuários eletrônicos dos pacientes da rede pública de saúde. Esse sistema será integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no município.

“Estamos na primeira etapa da implantação do sistema. Já superamos as fases de estruturação da rede e do desenvolvimento da integração entre os bancos de dados. Pela plataforma, além de todas as informações do paciente estarem armazenadas em um banco de dados acessível a todos, teremos economia de papel, qualificação das informações que proporcionará atendimento mais integrado, além de ampliar a gestão dos recursos, já que será possível controlar de maneira eficiente as dispensações de medicações, por exemplo, e projetar as compras de insumos”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.

“Nessa modernização em que vivemos, nada melhor que um prontuário eletrônico para agilizar e facilitar a vida de todos, tanto dos atendentes quanto dos pacientes. Uma das maiores vantagens desse novo modelo é o resgate de informações que poderiam ficar perdidas se estivessem apenas no papel, como histórico médico e afins. O acesso à informação fica muito mais facilitado”, comenta Tiago Leandro, conselheiro da Nova UBS Tulipas, que mora no bairro há 14 anos.

Saúde Pública

Hospital Universitário de Jundiaí recebe nova ambulância

O Hospital Universitário é referência em atendimento materno-infantil para Jundiaí e região.

Publicado

em

Ambulância no Hospital Universitário
O Hospital Universitário atendeu, nos seis primeiros meses deste ano, 61 mil pessoas por mês (Foto: Hospital Universitário)

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Jundiaí, entregou ao Hospital Universitário as chaves de uma nova ambulância. A entrega aconteceu através do Programa Nova Frota. O veículo realizará o transporte inter-hospitalar, aquele realizado entre hospitais ou clínicas para a realização de exames, avaliações de outras especialidades médicas, procedimentos ou transferências para outras instituições de saúde de referência. Até então, o…

Continuar lendo

Saúde Pública

Campanha do Hospital São Vicente arrecada mais de 1,5 mil fraldas geriátricas

700 delas foram doadas pela academia CNM Acqua Fitness

Publicado

em

Fraldas arrecadas pelo HSV
Fraldas foram arrecadadas pelos alunos da CNM. (Foto: Divulgação/ HSV)

No início do mês de maio, uma nova campanha de arrecadação foi instituída para benefício dos pacientes internados no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Idealizada pela equipe do Serviço Social da instituição, a ação mobilizou a sociedade e garantiu o estoque de fraldas geriátricas até o final de 2022. Ainda que o saldo seja positivo, este é…

Continuar lendo

Saúde Pública

Hoje foi o Dia D de Multivacinação em Jundiaí

Neste sábado, foram aplicadas doses das vacinas Tríplice Viral (sarampo), Covid-19 e Influenza, além das demais vacinas de rotina das crianças.

Publicado

em

Homem em vacinação
As vacinas foram ofertadas em 5 unidades de saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã deste sábado (21) Jundiaí concluiu o Dia D de Multivacinação em cinco unidades de Saúde. Os jundiaienses receberam os imunizantes na UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e a Clínica da Família do Novo Horizonte. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, todos os locais registraram um grande número de pessoas.  No total, a Saúde…

Continuar lendo

Saúde Pública

UBS Anhangabaú promove atendimento para prevenção do câncer de boca

Mesmo com a iniciativa , os profissionais ressaltam que a procura por exames preventivos contra o câncer bucal é muito baixa.

Publicado

em

Atendimento odontológico em UBS de Jundiaí
Além dos exames preventivos, a Unidade de Saúde também aplica vacinas contra Covid e Influenza (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã deste sábado (9), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Anhangabaú, em Jundiaí, realizou a campanha de prevenção ao câncer de boca. Assim, a odontologista da rede municipal Cristiane Henriques realizou exames preventivos na unidade. De acordo com a especialista, o câncer bucal é o 5º mais comum entre homens, principalmente acima dos 40 anos. Além disso, os casos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Profissionais de Saúde de Jundiaí têm vacinação contra gripe e sarampo neste sábado (9)

Neste sábado, o atendimento será na UBS Rio Branco, no período da manhã.

Publicado

em

Mulher segurando ampola de vacina contra gripe
A vacinação é para trabalhadores de saúde e alunos dos cursos das áreas de saúde que fazem estágio ((Foto: Prefeitura de Jundiaí))

Neste sábado (9), a Prefeitura de Jundiaí promove a vacinação contra Influenza (gripe) e sarampo para profissionais dos serviços públicos e privados de Saúde. Além disso, alunos dos cursos das áreas de saúde que estão fazendo estágio também podem se imunizar contra a gripe nessa campanha. O atendimento deste sábado será na UBS Rio Branco, no período da manhã. Ao…

Continuar lendo
Publicidade