Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado

Além de garantir o histórico completo dos pacientes e maior qualidade das informações, o prontuário eletrônico reduz do uso de papel.

Publicado

em

Atualizado há

Médico atendendo paciente
O projeto é uma parceria entre a Saúde de Jundiaí e a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), iniciou a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. Além da garantia do histórico completo dos pacientes, o sistema inteligente de dados reduz o uso de papel, e melhora a qualidade das informações disponibilizadas.

A ação faz parte das iniciativas de Cidade Inteligente, com implantação nesta segunda-feira (04), na Nova UBS Tulipas. O cronograma, realizado pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) – responsável pelo desenvolvimento da plataforma – é escalonado ao longo dos próximos meses.

“Jundiaí é reconhecida como a cidade que mais investe em saúde de maneira per capita, pelo Conselho Federal de Medicina. Jundiaí segue o caminho da informatização e inteligência na gestão de recursos e processos. O prontuário eletrônico é mais uma etapa cumprida pela gestão para, cada vez mais, avançar na qualidade dos serviços à população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Investimento do prontuário eletrônico

Para a implantação do sistema, a UGPS iniciou os investimentos em 2018, com a integração dos serviços na rede de dados do município, aquisição de computadores e demais equipamentos necessários para a implementação do sistema, além de capacitação dos profissionais e desenvolvimento das plataformas que atuarão de maneira integrada entre as redes de Atenção Básica (Primária), Ambulatorial (Secundária) e Hospitalar (Terciária).

A parceria entre a UGPS com CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí desenhou a arquitetura do novo sistema, que abrigará os prontuários eletrônicos dos pacientes da rede pública de saúde. Esse sistema será integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no município.

“Estamos na primeira etapa da implantação do sistema. Já superamos as fases de estruturação da rede e do desenvolvimento da integração entre os bancos de dados. Pela plataforma, além de todas as informações do paciente estarem armazenadas em um banco de dados acessível a todos, teremos economia de papel, qualificação das informações que proporcionará atendimento mais integrado, além de ampliar a gestão dos recursos, já que será possível controlar de maneira eficiente as dispensações de medicações, por exemplo, e projetar as compras de insumos”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.

“Nessa modernização em que vivemos, nada melhor que um prontuário eletrônico para agilizar e facilitar a vida de todos, tanto dos atendentes quanto dos pacientes. Uma das maiores vantagens desse novo modelo é o resgate de informações que poderiam ficar perdidas se estivessem apenas no papel, como histórico médico e afins. O acesso à informação fica muito mais facilitado”, comenta Tiago Leandro, conselheiro da Nova UBS Tulipas, que mora no bairro há 14 anos.

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe) em Jundiaí

Publicado

em

Por

População compareceu às unidades para a imunização (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia Mundial da Luta contra o Câncer: Grendacc ressalta que luta começa pela conscientização

O Grendacc destaca a relevância de manter hábitos saudáveis que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e também das campanhas de conscientização sobre a doença.

Publicado

em

Por

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer é celebrado no dia 08 de abril (Foto: Divulgação/Grendacc)

Neste 08 de abril, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, o Grendacc destaca a importância de manter hábitos saudáveis no dia a dia. A instituição, que há 28 anos trata de crianças e adolescentes com câncer, também ressalta que a luta contra a doença começa pela conscientização. Por isso, durante todo o ano, o Grendacc realiza campanhas de conscientização…

Continuar lendo

Saúde Pública

Previna a dengue no seu quintal em 10 minutos

Uma rápida vistoria semanal em sua residência contribui para a prevenção da doença. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Água parada, dengue
Foto: Canva Pro

Com o aumento dos casos de Dengue, é importante que a população se una aos órgãos públicos no combate a transmissão da doença. Apenas 10 minutos de dedicação semanal podem fazer toda a diferença, já que uma das medidas mais eficazes para combater o mosquito é a eliminação dos criadouros, que se proliferam em água parada. Muitas vezes, os criadouros…

Continuar lendo
Publicidade