Uso do termo 'violência obstétrica' é vetado pelo Ministério da Saúde
Connect with us

Saúde Pública

Uso do termo ‘violência obstétrica’ é vetado pelo Ministério da Saúde

O termo é frequentemente utilizado em casos de violência física ou psicólogica praticados pela equipe médica contra gestantes durante o parto

Published

on

Atualizado há

ministério da saúde veta uso do termo violência obstétrica
Para o Ministério da Saúde diz o termo "tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado" (Foto: iStock.com/Getty Images)

O Ministério da Saúde emitiu ontem (7) um despacho em que visa vetar o uso do termo “violência obstétrica” de políticas públicas e normas. As informações são da Folha de São Paulo.

O termo é frequentemente utilizado em casos de violência física ou psicólogica praticados pela equipe médica contra gestantes durante o parto.

A medida gerou reações entre especialistas e grupos de defesa das mulheres, em especial porque, nos últimos anos, houve forte debate no Brasil sobre parto normal e atendimento humanizado – temas que eram, até então, apoiados pelo Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Jundiaí está em estado de atenção para a dengue, diz relatório do Ministério da Saúde

Bolsonaro assina decreto que muda regras sobre uso de armas e de munições

A violência obstétrica envolve situações como a restrição do direito de acompanhante durante o parto; a não permição do alívio da dor, de que a mulher se movimente, beba água ou coma alimentos leves durante o trabalho de parto; a realização da episiotemia, corte entre a região do ânus e da vagina durante o parto normal, mesmo sem indicação; além de ameaças, piadas ou frases desrespeitosas.

No documento despachado, o Ministério da Saúde diz, no entanto, que o termo “tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no continuum gestação-parto-puerpério”.

“Percebe-se, desta forma, a impropriedade da expressão ‘violência obstétrica’ no atendimento à mulher, pois acredita-se que tanto o profissional de saúde quanto os de outra áreas não têm a intencionalidade de prjeudicar ou causar dano”, diz ainda o despacho.

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading

Saúde Pública

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí tem grande adesão

Postos de vacinação registraram grande adesão da população, destacando a importância da imunização infantil.

Published

on

Profissional de saúde administra vacina oral contra poliomielite em uma criança, enquanto outras famílias aguardam na clínica.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí, realizado neste sábado (8), registrou um movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quatro postos atenderam ao público ao longo de todo o dia, oferecendo a vacina para menores de 5 anos e realizando a atualização das carteirinhas de vacinação. Depoimentos emocionantes reforçam a importância da…

Continue Reading

Saúde Pública

Covid-19: Jundiaí desmente fake news sobre vacinação em escolas

A informação de que a Prefeitura de Jundiaí aplicaria vacina contra a Covid-19 em crianças sem a autorização dos pais tem circulado nas redes sociais. A informação não é verdadeira. Confira.

Published

on

Profissional da saúde aplicando vacina em criança no colo da mãe em Jundiaí
Prefeitura de Jundiaí desmente fake news sobre vacinação contra Covid-19 em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí se manifestou para esclarecer informações falsas que estão circulando em grupos de mensagens sobre vacinação contra Covid-19 em escolas. De acordo com a gestão, há um áudio circulando com fake news. A mensagem diz que equipes de saúde aplicarão a vacinação contra a Covid-19 em unidades escolares de Jundiaí sem autorização dos pais e/ou responsáveis, utilizando…

Continue Reading

Saúde Pública

Combate à dengue em Jundiaí: Duas UBSs abertas neste sábado para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade podem buscar atendimento para sintomas leves e moderados das 8h às 17h neste sábado.

Published

on

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Unidades de Saúde Jardim do Lago e Tamoio abertas no sábado para atendimento de casos leves e moderados de dengue em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em sua luta contínua contra a dengue, anuncia a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (8) para atendimento exclusivo de casos suspeitos da doença. A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, fundamentais para conter o avanço da dengue em Jundiaí. Unidades de Saúde participantes e horário de atendimento…

Continue Reading

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente busca certificação para integrar serviços de urgência e emergência

A iniciativa inédita, junto da Prefeitura de Jundiaí, busca integrar os serviços de Prontos Atendimentos, o SAMU, ambulatórios e UBSs sob selo de qualidade nacional.

Published

on

Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí buscam certificação em rede (Foto: HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de…

Continue Reading