Uso do termo 'violência obstétrica' é vetado pelo Ministério da Saúde
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Uso do termo ‘violência obstétrica’ é vetado pelo Ministério da Saúde

O termo é frequentemente utilizado em casos de violência física ou psicólogica praticados pela equipe médica contra gestantes durante o parto

Publicado

em

Atualizado há

ministério da saúde veta uso do termo violência obstétrica
Para o Ministério da Saúde diz o termo "tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado" (Foto: iStock.com/Getty Images)

O Ministério da Saúde emitiu ontem (7) um despacho em que visa vetar o uso do termo “violência obstétrica” de políticas públicas e normas. As informações são da Folha de São Paulo.

O termo é frequentemente utilizado em casos de violência física ou psicólogica praticados pela equipe médica contra gestantes durante o parto.

A medida gerou reações entre especialistas e grupos de defesa das mulheres, em especial porque, nos últimos anos, houve forte debate no Brasil sobre parto normal e atendimento humanizado – temas que eram, até então, apoiados pelo Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Jundiaí está em estado de atenção para a dengue, diz relatório do Ministério da Saúde

Bolsonaro assina decreto que muda regras sobre uso de armas e de munições

A violência obstétrica envolve situações como a restrição do direito de acompanhante durante o parto; a não permição do alívio da dor, de que a mulher se movimente, beba água ou coma alimentos leves durante o trabalho de parto; a realização da episiotemia, corte entre a região do ânus e da vagina durante o parto normal, mesmo sem indicação; além de ameaças, piadas ou frases desrespeitosas.

No documento despachado, o Ministério da Saúde diz, no entanto, que o termo “tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no continuum gestação-parto-puerpério”.

“Percebe-se, desta forma, a impropriedade da expressão ‘violência obstétrica’ no atendimento à mulher, pois acredita-se que tanto o profissional de saúde quanto os de outra áreas não têm a intencionalidade de prjeudicar ou causar dano”, diz ainda o despacho.

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe) em Jundiaí

Publicado

em

Por

População compareceu às unidades para a imunização (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia Mundial da Luta contra o Câncer: Grendacc ressalta que luta começa pela conscientização

O Grendacc destaca a relevância de manter hábitos saudáveis que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e também das campanhas de conscientização sobre a doença.

Publicado

em

Por

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer é celebrado no dia 08 de abril (Foto: Divulgação/Grendacc)

Neste 08 de abril, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, o Grendacc destaca a importância de manter hábitos saudáveis no dia a dia. A instituição, que há 28 anos trata de crianças e adolescentes com câncer, também ressalta que a luta contra a doença começa pela conscientização. Por isso, durante todo o ano, o Grendacc realiza campanhas de conscientização…

Continuar lendo

Saúde Pública

Previna a dengue no seu quintal em 10 minutos

Uma rápida vistoria semanal em sua residência contribui para a prevenção da doença. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Água parada, dengue
Foto: Canva Pro

Com o aumento dos casos de Dengue, é importante que a população se una aos órgãos públicos no combate a transmissão da doença. Apenas 10 minutos de dedicação semanal podem fazer toda a diferença, já que uma das medidas mais eficazes para combater o mosquito é a eliminação dos criadouros, que se proliferam em água parada. Muitas vezes, os criadouros…

Continuar lendo
Publicidade