Silenciosa, hipertensão pode causar graves danos ao organismo
Connect with us

Saúde

Silenciosa, hipertensão pode causar graves danos ao organismo

Regional Jundiaí da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ressalta a importância do tratamento para controle da doença

Published

on

dia mundial da hipertensão
Em torno de 30% dos adultos brasileiros têm pressão alta, mas apenas metade cuidam da doença (Foto: Reprodução/Internet)

Comemorado na sexta-feira, 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão dá espaço para que números alarmantes sejam discutidos na saúde pública brasileira.

Em torno de 30% dos adultos brasileiros têm pressão alta. Apenas metade dessa quantidade é diagnosticada e tratada corretamente.

De acordo com o cardiologista Dr. Marco Antônio Dias, Diretor Científico da Regional Jundiaí da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a doença é muito silenciosa e este é um grande perigo.

“Muitas vezes, o paciente só procura o médico quando há uma complicação. No caso, a hipertensão pode causar um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral [AVC], por exemplo”, explica o médico.

Como em boa parte dos casos não há sintomas, ou eles não são muito evidentes, a adesão ao tratamento também não é grande.

LEIA MAIS

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil, diz Ministério da Saúde

Uso do termo ‘violência obstétrica’ é vetado pelo Ministério da Saúde

“Isso é um grande risco. Ela gera problemas muito sérios, alterações nas artérias, lesões no cérebro, coração ou rim. Pode deixar consequências gravíssimas”, fala o especialista.

O paciente é considerado hipertenso quando sua pressão medida no consultório é maior ou igual a 14 por 9 mmHg, ou quando a média das medidas obtidas em casa é superior a 13,5 por 8,5 mmHg.

O melhor caminho para o combate à hipertensão é a prevenção. “Devem-se eliminar os fatores de risco, como tabagismo, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, colesterol e triglicérides elevados, excesso de consumo de sal e álcool, estresse e diabetes”, afirma o Dr. José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Socesp.

Uma avaliação médica periódica é a principal tática para se deixar a pressão nos níveis ideais.

Saúde

Inverno chegou: especialista do Hospital São Vicente dá dicas para se proteger

Dr. Eduardo, médico pneumologista do HSV, orienta população sobre cuidados com a chegada da nova estação

Published

on

Hospital São Vicente orienta população sobre cuidados no inverno
Tosses e espirros são, geralmente, os sintomas iniciais. Foto: Hospital São Vicente

Com a chegada do inverno, que teve início no dia 20 de junho, e a intensificação da baixa umidade no Estado de São Paulo, o Hospital São Vicente (HSV) alerta a população sobre a importância de medidas preventivas para evitar doenças respiratórias e outros problemas de saúde comuns na estação. Atenção aos sintomas, alerta especialista do Hospital São Vicente O…

Continue Reading

Saúde

Covid-19: entenda a nova estrutura de vacinação

Vacina integra Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde janeiro

Published

on

Vacina contra Covid-19
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde orienta que estados e municípios priorizem a imunização de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e grupos de risco, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas. Em maio, o governo brasileiro adquiriu 12,5 milhões de doses da vacina…

Continue Reading

Bem-estar

Treino de pernas: confira o guia completo com os melhores exercícios

O professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica, explica porquê treinar pernas, frequência ideal de treinos e dicas de exercícios. Saiba mais.

Published

on

Treino de pernas
Foto: Canva

"Negligenciar o treino de pernas é como construir uma casa sem alicerces", afirma o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica. Pular o treino de pernas é um erro comum, mas com consequências sérias. Mais do que definir músculos por motivo estético, fortalecer as pernas é crucial para a saúde geral, mobilidade e desempenho em diversas atividades. Neste guia, o…

Continue Reading

Saúde

Suplementação de ômega-3 em excesso pode aumentar o risco cardiovascular, sugere estudo

Pesquisadores apontam que o consumo exagerado dessa gordura aumenta a fibrilação atrial, que pode desencadear o AVC; o uso deve ser feito com prescrição médica 

Published

on

Mulher segurando cápsula de ômega 3
Uso de ômgea-3 deve ser feito com prescrição médica. Foto: Canva

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein Um trabalho publicado em maio no periódico científico BMJ Medicine levantou uma discussão sobre o consumo de suplementos de ômega-3 na proteção cardiovascular. Entre os achados, observou-se o elo entre o exagero nas doses de suplementação e o risco aumentado de fibrilação atrial – um tipo de arritmia cardíaca que pode desencadear o…

Continue Reading

Saúde

Saiba como é a legislação sobre aborto pelo mundo

Published

on

Protesto com placas sobre direitos reprodutivos e aborto; uma diz 'Criança não é mãe'. Legislação sobre aborto pelo mundo.
Manifestantes em defesa dos direitos reprodutivos destacam as complexidades da legislação sobre aborto ao redor do mundo. - Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Descubra como a legislação sobre aborto varia pelo mundo. Saiba onde o aborto é permitido, os limites gestacionais e as condições específicas em diferentes países, incluindo o Brasil. Em muitos países, a legalidade do aborto varia significativamente, desde permissões amplas mediante solicitação da gestante até proibições totais. Este artigo detalha como diferentes nações regulam o aborto, os limites gestacionais permitidos…

Continue Reading