Connect with us

Saúde

Silenciosa, hipertensão pode causar graves danos ao organismo

Regional Jundiaí da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ressalta a importância do tratamento para controle da doença

Published

on

dia mundial da hipertensão
Em torno de 30% dos adultos brasileiros têm pressão alta. Destes, apenas metade é diagnosticada e tratada corretamente

Comemorado na sexta-feira, 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão dá espaço para que números alarmantes sejam discutidos na saúde pública brasileira.

Em torno de 30% dos adultos brasileiros têm pressão alta. Apenas metade dessa quantidade é diagnosticada e tratada corretamente.

De acordo com o cardiologista Dr. Marco Antônio Dias, Diretor Científico da Regional Jundiaí da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a doença é muito silenciosa e este é um grande perigo.

“Muitas vezes, o paciente só procura o médico quando há uma complicação. No caso, a hipertensão pode causar um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral [AVC], por exemplo”, explica o médico.

Como em boa parte dos casos não há sintomas, ou eles não são muito evidentes, a adesão ao tratamento também não é grande.

LEIA MAIS

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil, diz Ministério da Saúde

Uso do termo ‘violência obstétrica’ é vetado pelo Ministério da Saúde

“Isso é um grande risco. Ela gera problemas muito sérios, alterações nas artérias, lesões no cérebro, coração ou rim. Pode deixar consequências gravíssimas”, fala o especialista.

O paciente é considerado hipertenso quando sua pressão medida no consultório é maior ou igual a 14 por 9 mmHg, ou quando a média das medidas obtidas em casa é superior a 13,5 por 8,5 mmHg.

O melhor caminho para o combate à hipertensão é a prevenção. “Devem-se eliminar os fatores de risco, como tabagismo, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, colesterol e triglicérides elevados, excesso de consumo de sal e álcool, estresse e diabetes”, afirma o Dr. José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Socesp.

Uma avaliação médica periódica é a principal tática para se deixar a pressão nos níveis ideais.

Saúde

Cuidado cardiovascular é essencial no tratamento da diabetes, alertam especialistas

Especialistas alertam para a importância de tratar a diabetes de forma integrada, focando na prevenção de complicações cardíacas e renais.

Published

on

O acompanhamento de pacientes com diabetes vai muito além do controle da glicose no sangue. Em entrevista para Agência Brasil, Bruno Bandeira, membro da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), explica que as complicações da doença estão fortemente ligadas a problemas cardiovasculares, o que torna essencial uma abordagem mais ampla e integrada. “O que mais preocupa…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí: Hospital São Vicente alerta para aumento de hipertensão entre jovens

No Dia Nacional do Combate à Hipertensão, médico do HSV reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Published

on

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, já afeta cerca de 1 em cada 4 brasileiros e se torna um problema crescente entre jovens e adultos com menos de 40 anos. O alerta é intensificado nesta sexta-feira, 26 de abril, durante o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data criada para conscientizar a população sobre…

Continue Reading
Pular para o conteúdo