Turma da Mônica visita Grendacc e leva alegria a pacientes
Connect with us

Saúde

Turma da Mônica visita Grendacc e leva alegria a pacientes

Crianças, acompanhantes e profissionais ficaram encantados com os personagens da turminha mais querida do Brasil

Published

on

Atualizado há

Mônica e Cebolinha da Turma da Mônica sentados em roda de crianças com câncer
Teve histórias, conversas, brincadeiras e sorrisos nesta manhã no Grendacc (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) recebeu, nesta quarta-feira (27), os personagens icônicos da Turma da Mônica durante a distribuição de kits do Projeto Dodói da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia).

A iniciativa em Jundiaí aconteceu em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa.

Mônica e Cebolinha trouxeram alegria para os pacientes da instituição, como foi o caso da pequena Valentina, de 2 anos e 8 meses, que, logo que viu os personagens parou de chorar e correu para brincar. 

“A Valentina chegou chorando e não queria sair do colo, mas quando viu os personagens na brinquedoteca, ela parou de chorar e foi sozinha brincar”, detalha a avó Solange Amaro.

Mônica e Cebolinhas, personagens de Mauricio de Sousa, sentados com crianças em atividades de pinturas

Valentina perdeu a timidez e foi na rodinha desenhar com a Mônica e Cebolinha (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Valentina é de Paulínia (SP) e faz tratamento contra a leucemia na unidade há um mês. “É muito gratificante porque as crianças precisam de uma motivação para voltar a sorrir”, destaca Solange, que ficou encantada com a iniciativa. 

Sintomas e tratamentos de modo lúdico

O projeto Dodói, que está presente em mais de 30 hospitais brasileiros, tem como objetivo facilitar o entendimento sobre a doença e tratamento, além de estimular o diálogo entre paciente e profissional da saúde. 

O kit é composto por uma mochila com cartilhas, brinquedos médicos e um boneco do Cebolinha ou da Mônica, onde a criança pode medicar seu boneco e expressar o que está sentido. 

Para a psicóloga do Grendacc, Margarete Oliveira, a iniciativa é fundamental para explicar a doença de maneira lúdica. “Eles mostram o que estão sentindo por meio de figuras, como, por exemplo, o cartão da escala da dor que permite reproduzir o que está sentindo naquele momento”.

A presidente e diretora da instituição, Verci Butalo, ressalta a importância de proporcionar momentos alegres e leves para as crianças que passam pelas dificuldades da doença. “É muito importante momentos alegres como este e espero proporcionar mais”, afirma. 

Cebolinha assistindo vídeo em celular de garoto

Depois dessa visita especial, com toda certeza o dia ficou mais leve para a garotada (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Saúde Pública

Vacinação contra Covid-19 retorna em quatro unidades de saúde de Jundiaí

Município aplicou 3.598 doses da vacina Spikevax em crianças de até 5 anos, com meta de 22.705 imunizações.

Published

on

Criança recebendo vacina contra Covid-19 em UBS de Jundiaí
Vacinação está disponível a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) recebeu uma nova remessa com 200 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Diante da quantidade limitada, a UGPS centralizou a aplicação em quatro equipamentos de saúde: Clínica da Família 1 – Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540; Clínica da Família Hortolândia – Rua Campinas, 58;…

Continue Reading

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue

A cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.

Published

on

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Para não repetir o cenário deste ano, Jundiaí reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro…

Continue Reading
Skip to content