Universidade busca pessoas com dores nos ombros
Conecte-se conosco

Saúde

Universidade busca pessoas com dores nos ombros

Programa de Pesquisa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFSCar oferecerá novos tratamento aos voluntários

Publicado

em

Dores nos ombros
Voluntários receberão novos tratamentos (Foto: Freepik)

O Laboratório de Avaliação e Intervenção do Ombro do Departamento de Fisioterapia (DFisio), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferece, gratuitamente, consulta profissional e encaminhamento de exames para pessoas que sofrem com dores em um dos ombros.

Os resultados dos exames serão utilizados pelo Rodrigo Py Barreto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), para elaboração de sua tese “Dor no ombro: paradoxo entre modelo patoanatômico e disfunção de movimento”, sob orientação da docente Paula Rezende Camargo, do DFisio.

LEIA TAMBÉM:

UBSs de Jundiaí oferecem oficinas de chás e xaropes

Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

O objetivo da pesquisa é analisar a associação entre testes clínicos, movimentos realizados pela escápula e achados da ressonância magnética em indivíduos com dor no ombro.

Os participantes serão submetidos à consulta fisioterapêutica, com esclarecimento e orientações de condutas domiciliares para amenizar as dores.

“Além disso, é fornecido o exame de ressonância magnética, atualmente o melhor exame de imagem disponível para avaliação de tecidos moles. Todos os exames serão avaliados por um radiologista especialista em musculoesquelética”, salienta Rodrigo.

Rodrigo explica que, atualmente, a avaliação padrão do ombro é baseada em testes especiais e exames de imagem, mas é pouco explorada. Ele ainda diz que manobras modificadoras de sintomas e na qualidade do movimento, podem também ajudar a melhorar a forma como os pacientes são diagnosticados.

Como participar do estudo?

O voluntário deve apresentar a capacidade de levantar o braço, não deve ter sido submetido à cirurgia ou fraturado o braço nas proximidades da articulação, não ter implantes metálicos, como hastes ou placas no corpo, e não estar em tratamento fisioterapêutico.

Podem participar pessoas de ambos os sexos e idades, com índice de massa corpórea de até 28kg/cm².

Os candidatos devem se inscrever pelos telefones (16) 3306-6695/ (16) 99633-9258, ou pelo e-mail: [email protected].

Dores nos ombros

Fisioterapeuta Rodrigo Py Barreto (Foto: Reprodução/São Carlos Agora)

Fonte: São Carlos Agora

Saúde Pública

Jundiaí será polo para distribuição de medicamentos de alto custo

Publicado

em

Por

Encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (27), na Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí reforçou, junto à Secretaria de Estado da Saúde, a necessidade de celebração de convênio para implantação de um polo de atendimento da Farmácia de Alto Custo, com o objetivo de agilizar a entrega de medicamentos de alto custo para os pacientes SUS. Além disso, foi solicitado a ampliação da parceria com o Hospital Regional, para aumentar…

Continuar lendo

Saúde

Novo estudo identifica fatores de risco para o envelhecimento precoce do cérebro

Pesquisadores listaram fatores genéticos e modificáveis, que aumentando a susceptibilidade a doenças como o Alzheimer

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications, nesta quarta-feira (27), lança luz sobre os fatores de risco genéticos e modificáveis que contribuem para o envelhecimento precoce do cérebro, aumentando assim a susceptibilidade a doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Para a análise, foram observados exames cerebrais de 40 mil participantes do Biobank do Reino Unido, com mais de 45 anos.…

Continuar lendo

Bem-estar

Couve-flor: uma aliada na prevenção do câncer e promotora da saúde

Rica em nutrientes e compostos bioativos, essa crucífera mostra-se uma adição valiosa à dieta, com uma variedade de vantagens para a saúde

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A couve-flor, parte da família Brassicaceae, tem se destacado não apenas pelo seu sabor versátil na culinária, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a prevenção do câncer. Esta crucífera, rica em nutrientes e compostos bioativos, mostra-se uma adição valiosa à dieta, oferecendo uma variedade de vantagens para a saúde. Prevenção do câncer Sulforafano e seus efeitos protetores:…

Continuar lendo

Bem-estar

Aumente o índice de perda de peso com aeróbico na esteira

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo sua rotina na esteira, com o professor Pedro, da Academia Céltica de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mulher na esteira
Foto: Canva Pro

A esteira é uma ferramenta poderosa para quem busca perder peso de forma eficaz e saudável. Com a combinação certa de intervalos, inclinação e duração, é possível transformar seus treinos em sessões altamente eficientes para queimar calorias e alcançar seus objetivos de perda de peso. "Durante a atividade na esteira, o corpo entra em um estado de queima de calorias…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

Publicado

em

Por

criança pequena no colo da mãe recebendo vacina no braço
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de…

Continuar lendo
Publicidade