Universidade busca pessoas com dores nos ombros
Connect with us

Saúde

Universidade busca pessoas com dores nos ombros

Programa de Pesquisa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFSCar oferecerá novos tratamento aos voluntários

Published

on

Dores nos ombros
Voluntários receberão novos tratamentos (Foto: Freepik)

O Laboratório de Avaliação e Intervenção do Ombro do Departamento de Fisioterapia (DFisio), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferece, gratuitamente, consulta profissional e encaminhamento de exames para pessoas que sofrem com dores em um dos ombros.

Os resultados dos exames serão utilizados pelo Rodrigo Py Barreto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), para elaboração de sua tese “Dor no ombro: paradoxo entre modelo patoanatômico e disfunção de movimento”, sob orientação da docente Paula Rezende Camargo, do DFisio.

LEIA TAMBÉM:

UBSs de Jundiaí oferecem oficinas de chás e xaropes

Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

O objetivo da pesquisa é analisar a associação entre testes clínicos, movimentos realizados pela escápula e achados da ressonância magnética em indivíduos com dor no ombro.

Os participantes serão submetidos à consulta fisioterapêutica, com esclarecimento e orientações de condutas domiciliares para amenizar as dores.

“Além disso, é fornecido o exame de ressonância magnética, atualmente o melhor exame de imagem disponível para avaliação de tecidos moles. Todos os exames serão avaliados por um radiologista especialista em musculoesquelética”, salienta Rodrigo.

Rodrigo explica que, atualmente, a avaliação padrão do ombro é baseada em testes especiais e exames de imagem, mas é pouco explorada. Ele ainda diz que manobras modificadoras de sintomas e na qualidade do movimento, podem também ajudar a melhorar a forma como os pacientes são diagnosticados.

Como participar do estudo?

O voluntário deve apresentar a capacidade de levantar o braço, não deve ter sido submetido à cirurgia ou fraturado o braço nas proximidades da articulação, não ter implantes metálicos, como hastes ou placas no corpo, e não estar em tratamento fisioterapêutico.

Podem participar pessoas de ambos os sexos e idades, com índice de massa corpórea de até 28kg/cm².

Os candidatos devem se inscrever pelos telefones (16) 3306-6695/ (16) 99633-9258, ou pelo e-mail: [email protected].

Dores nos ombros

Fisioterapeuta Rodrigo Py Barreto (Foto: Reprodução/São Carlos Agora)

Fonte: São Carlos Agora

Saúde

Janeiro Branco: médicos da Faculdade de Medicina de Jundiaí alertam sobre a importância da saúde mental

Atividade física, alimentação equilibrada, sono adequado, autoconhecimento, terapias e rede de apoio contribuem para a saúde emocional.

Published

on

Homem sentado sozinho em chão de casa.
Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população da importância da saúde mental (Foto: Divulgação/ FMJ)

A saúde mental desempenha um papel fundamental no equilíbrio emocional, psicológico e social das pessoas, influenciando como elas pensam, sentem e agem no dia a dia. Mais do que estar sempre feliz, cuidar da saúde mental significa enfrentar os desafios da vida de maneira saudável e resiliente. Para esclarecer dúvidas sobre o tema, conversamos com a psiquiatra Dra. Salma Ribeiz…

Continue Reading

Bem-estar

Jundiaí identifica primeiro morcego positivo para raiva do ano

O morcego, da espécie Myotis albescens, comum no município e insetívoro, foi encontrado dentro de uma casa na Vila Rio Branco.

Published

on

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva
Imagem ilustrativa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou o primeiro caso de morcego positivo para raiva na cidade em 2025. A detecção foi feita a partir de uma demanda recebida pelo 156. O morcego, da espécie Myotis albescens, comum no município e insetívoro, foi encontrado dentro de uma casa na Vila Rio Branco. Não houve contato com humanos, e…

Continue Reading

Saúde Pública

Veja quem pode tomar a vacina da dengue no SUS

Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da Qdenga para este ano.

Published

on

Qdenga: Vacina da dengue
Qdenga pode ser encontrada para compra (Foto: Divulgação/ SES-GO)

O Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da vacina da dengue desenvolvida pela farmacêutica, a Qdenga, para este ano. Apesar de não ser o principal meio para controlar a doença, o imunizante é crucial na prevenção. Devido a baixa disponibilidade, a vacina não está disponível para todos no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, o grupo prioritário são…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo