Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio
Conecte-se conosco

Saúde

Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

Cerca de 40% das crianças entre seis meses e menores de seis anos não receberam a dose em Jundiaí

Publicado

em

Vacinação contra gripe
Imunização está sendo realizada em todas UBSs da cidade (Foto: Divulgação/Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para ser encerrada no dia 31 de maio, segundo orientações do Ministério da Saúde. Em Jundiaí, pouco mais de 40% das crianças entre seis meses e menores de seis anos ainda não receberam a dose que imuniza contra o vírus H1N1.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBS e Clínica da Família durante horário de funcionamento.

Além da imunização de 58,6% das crianças (15.524), 54,4% das gestantes (2.380) e 71,4% dos idosos (35.938) receberam a dose, até o dia 15 de maio, de acordo com levantamento da prefeitura.

Único grupo que está com a cobertura quase completa é as puérperas, com 99,3% (714).

LEIA TAMBÉM:

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil, diz Ministério da Saúde

Número de aplicações de vacina contra a gripe está abaixo do esperado, diz Prefeitura

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, ressalta a importância que as famílias tragam as crianças, que são consideradas mais vulneráveis, para vacinação, juntamente com os idosos.

Ela ainda explica que a vacina leva até 15 dias para ser completamente sintetizada pelo organismo e transformar em imunidade. “Quanto antes tomar, menores os riscos de se contaminar”, completa.

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Saúde

Fumar cigarro eletrônico aumenta risco de uso de maconha e abuso de álcool em jovens

Pesquisa dos EUA, que avaliou mais de 50 mil adolescentes, mostra que o consumo de vape abre caminho para jovens adquirirem outros vícios.

Publicado

em

Por

Homem jovem fumando cigarro eletrônico

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein Fumar cigarros eletrônicos aumenta o risco de consumir maconha ou álcool em excesso, revela um estudo americano feito na Universidade Columbia e publicado no periódico científico Substance Use and Misuse.  A pesquisa avaliou dados de mais de 50 mil jovens entre 13 e 18 anos que participaram da enquete Monitoring the Future, aplicada pelo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo
Publicidade