Emoção marca despedida de médicos cubanos em Campo Limpo Paulista

Emoção marca despedida de médicos cubanos em Campo Limpo Paulista

Foi com muita emoção que os 10 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, que atuavam nas Unidades Básicas de Saúde de Campo Limpo Paulista, se despediram do município nesta sexta-feira (23), em uma homenagem preparada pela Secretaria de Saúde.

O prefeito Dr. Japim Andrade e o secretário de Saúde, dr. Luiz Angelo Zanoti, marcaram presença, ao lado de funcionários da pasta.

A alegria contagiante da médica Beatriz Munive Perez, que atendia a população do Jardim Europa, deu lugar às lagrimas e voz embargada. "Fui muito bem recebida aqui. Os pacientes e toda a equipe me acolheram. Estou feliz por ir embora reencontrar minha família, mas deixo aqui uma parte do meu coração."

LEIA TAMBÉM

Mais de 600 cidades podem ficar sem médicos após saída de cubanos

Região de Jundiaí vai perder pelo menos 31 médicos cubanos

Ela contou que saiu de Cuba há um ano e quatro meses para exercer a medicina no Brasil. "Desde que comecei a faculdade, disse aos meus pais que minha missão era trabalhar pelo mundo ajudando pessoas.

E foi assim aqui no Brasil, o primeiro país diferente em que pisei. Espero ter a oportunidade de viver novas experiências parecidas."

Entre os médicos também estava Rosália Sale Portuondo, que trabalhava na UBS Botujuru. Também emocionada, ela destacou a importância da experiência em Campo Limpo Paulista.

"Todos os meus colegas foram essenciais para meu crescimento profissional. Foi uma grande troca de experiências, todos me ajudaram muito. Saímos daqui com o dever cumprido. Só tenho gratidão por tudo o que passei nesta cidade."

Muito querida pelos pacientes da UBS Central, Daymaris Mendez Mesa também agradeceu. "O povo dessa cidade é muito bom, amoroso e acolhedor. Souberam nos abraçar e, felizmente, pudemos contribuir com a saúde da cidade."

O prefeito dr. Japim Andrade lamentou a saída dos médicos, decidida repentinamente. "Perdemos dez profissionais de uma hora para a outra e estamos trabalhando para remanejar agendas, sem causar grande prejuízo à população.

"Ele aproveitou a oportunidade para agradecer aos cubanos pelo trabalho e destacar a relevância que todos tiveram no Brasil dentro do Programa Mais Médicos. "Foi um trabalho muito bonito, só temos gratidão e satisfação por tudo o que eles fizeram por nós."

O secretário de Saúde, Dr. Luiz Angelo Zanoti também cumprimentou os profissionais "Fica até difícil falar sobre esses profissionais tão importantes para nós. Nos tornamos amigos e temos muito carinho por todos."

emocao marca despedida de medicos cubanos em campo limpo paulista1

De acordo com o secretário, o Governo Federal já incluiu Campo Limpo Paulista no edital de convocação de novos médicos para o Programa. Serão 10 profissionais. Ainda não há data para o início do trabalho.

Recomendados para você