Vacinação contra Influenza começa dia 10 de abril em Campo Limpo Paulista

Vacinação contra Influenza começa dia 10 de abril em Campo Limpo Paulista

As Unidades Básicas de Saúde de Campo Limpo Paulista iniciam no dia 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Neste ano, o Dia D será em 4 de maio.

A campanha ocorre em todas as UBSs da cidade, exceto Vila Marieta e Jardim Europa, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h. As doses serão aplicadas inicialmente em crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também haverá a atualização da caderneta desse grupo.

Já no período de 22 de abril até 31 de maio serão atendidas as puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas com identificação; e os grupos com comorbidades como: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomia.

Essa estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuíveis ao vírus Influenza nos grupos mais vulneráveis. Dessa forma, é imprescindível o alcance de coberturas vacinais altas e homogêneas, com vistas a garantir o impacto desta morbimortalidade populacional.

Em Campo Limpo Paulista o principal alerta é para o primeiro grupo prioritário a ser vacinado. Em 2018, só 54,72% das crianças e 59,88% das gestantes compareceram às Unidades Básicas.

A vacina é contraindicada para casos de reação anafilática em dose anterior; história de anafilaxia à proteína do ovo e reação a qualquer componente da vacina. É essencial conversar com os enfermeiros sobre históricos anteriores.

 

Recomendados para você