Jundiaí atinge nota máxima em ranking de acesso a saneamento básico

Jundiaí atinge nota máxima em ranking de acesso a saneamento básico

Um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) mostra que, em 2018, apenas 80 cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, foram classificadas com nota máxima em ranking sobre 'Universalização do Saneamento'. Na contramão, outros 1.613 sofrem com falta de saneamento.

Segundo o ranking, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613 ou 85% do total ainda estão longe de oferecer saneameto básico para toda a população. A pesquisa foi realizada em 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram ao SNIS1 – Sistema Nacional de Informações de Saneamento as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores. Desta forma, foram avaliados quase 2 mil municípios, o que representa 34% deles e 67% da população do país.

Dos municípios que foram avaliados na categoria máxima 'rumo à universalização', os de grande porte são apenas 29 municípios, todos nas regiões Sudeste e Sul. Os municípos de grande porte são aqueles com mais de 100 mil habitantes, como é o caso de Jundiaí. A única capital a aparecer com nota máxima no ranking foi Curitiba.

Tratamento de esgoto

No quesito tratamento de esgoto, apenas um grupo de 39 municípios de grande porte atingiram a pontuação máxima, incluindo Jundiaí, que conta com 100% do esgoto tratado. Dentre os municípios com nota máxima, 27 são da região Sudeste, 8 da região Sul, 3 do Nordeste e 1 do Centro-Oeste.

Sobre o ranking

O Ranking ABES da Universalização é um instrumento de avaliação do setor no Brasil que apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada. Dessa maneira, permite identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento.

Os dados de saneamento foram obtidos do SNIS com referência ao ano de 2016, por conta da defasagem de dois anos entre a coleta dos dados e a divulgação pelo Ministério das Cidades, e os dados de saúde foram obtidos do DATASUS2 do Ministério da Saúde, com o mesmo ano de referência.

Os municípios que apresentaram as informações para o cálculo dos indicadores que compõem o ranking foram classificados em quatro categorias de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores: rumo à universalização (acima de 489), compromisso com a universalização (de 450 a 489), empenho para a universalização (de 200 – 449) e primeiros passos para a universalização (abaixo de 200).

Ainda assim, cerca de 66% dos municípios do país não entraram no ranking. A maior causa foi a falta dos serviços de esgoto: mais da metade dos municípios não apresentaram dados de coleta e/ou tratamento.

As 80 cidades com melhor avaliação

Municípios de grande porte:

Araçatuba, SP
Araraquara, SP
Birigui, SP
Botucatu, SP
Cambé, PR
Cascavel, PR
Catanduva, SP
Curitiba, PR
Franca, SP
Jundiaí, SP
Leme, SP
Limeira, SP
Londrina, PR
Maringá, PR
Niterói, RJ
Pindamonhangaba, SP
Pinhais, PR
Piracicaba, SP
Poá, SP
Ribeirão Preto, SP
Salto, SP
Santos, SP
São Caetano do Sul, SP
São Carlos, SP
São José dos Campos, SP
Sertãozinho, SP
Sorocaba, SP
Taubaté, SP
Uberlândia, MG

Municípios de pequeno e médio portes (até 100 mil habitantes):

Avaré, SP
Barbosa, SP
Bariri, SP
Bilac, SP
Bocaina, SP
Brodowski, SP
Buritama, SP
Campo Mourão, PR
Cerquilho, SP
Chavantes, SP
Colina, SP
Cornélio Procópio, PR
Dourado, SP
Dracena, SP
Fernandópolis, SP
Guaíra, SP
Guarantã, SP
Guaratuba, PR
Guariba, SP
Ibiporã, PR
Igaraçu do Tietê, SP
Ilha Solteira, SP
Ipuã, SP
Iracemápolis, SP
Itajobi, SP
Jaboticabal, SP
Lagoa da Prata, MG
Lins, SP
Macatuba, SP
Matão, SP
Mirassol, SP
Monte Alto, SP
Nova Europa, SP
Nuporanga, SP
Orlândia, SP
Ouroeste, SP
Pará de Minas, MG
Quintana, SP
Santa Adélia, SP
Santa Ernestina, SP
Santa Fé do Sul, SP
Santa Gertrudes, SP
Santo Antônio de Posse, SP
São João da Boa Vista, SP
São José da Bela Vista, SP
Tabapuã, SP
Taiúva, SP
Taquaral, SP
Tupã, SP
Uchoa, SP
Votuporanga, SP

 

Recomendados para você