Mais de 500 quilos de alimentos do Ceasa em Jundiaí são doados toda semana

Mais de 500 quilos de alimentos do Ceasa em Jundiaí são doados toda semana

Sabe aquela fruta que amadureceu mais rápido ou o legume batido que não pode mais ser vendido? Em Jundiaí (SP), toda semana, mais de 500 quilos desses alimentos da Ceasa, como ovos, goiabas e cenouras, ganham outro destino: são higienizados, embalados e vão para famílias que estão passando por dificuldades financeiras e não têm condições de comprar no mercado.

Os produtos já ficam separados. Os donos das bancas de frutas, verduras e legumes sabem que toda semana uma equipe do Banco de Alimentos da prefeitura vai passar para recolher as doações. Os 60 comerciantes do local colaboram com o que podem.

"Para a gente é muito gostoso, falando o português correto mesmo, porque a gente sabendo que está podendo ajudar alguém e não precisando ser ajudado, isso aí vale muito. Então, a gente procura fazer o máximo para guardar os alimentos para quem precisa", conta o comerciante André Luchesi.

De caixa em caixa, a van fica cheia de doações. São ovos, goiaba, vagem, abobrinha, cenoura. Na Ceasa de Jundiaí passam cerca de 70 toneladas de alimentos toda semana e as frutas, verduras e legumes dependem muito das condições do tempo para ficarem intactas até chegarem aos supermercados para a venda.

Muitas vezes, alguns não estão bons para a venda e antigamente iriam para o lixo, mas agora seguem para a cozinha industrial da prefeitura. É lá que todos os alimentos são separados, lavados e passam por um processo de higienização para ficarem prontos para o consumo.

Tudo é pesado e separado em porções. Para garantir a segurança alimentar, as verduras são até lavadas. Elas ficam em saquinhos prontas para irem para a mesa de famílias como a e Tabata Marinho Razzo, que está há três anos desempregada.

"É muito importante, principalmente no meu caso, que não estou trabalhando, estou desempregada. Tenho uma filha pequena de 2 anos e ajuda bastante. Meu marido não tem emprego fixo, faz bicos. No nosso orçamento, que é apertado, ajuda muito", comenta.

As entregas são feitas semanalmente nos Centros de Referência e Apoio Social (Cras). Ao todo são 400 pessoas beneficiadas. O valor de tudo o que tem lá dentro não é só nutricional.

"Para mim caiu do céu, um pedacinho do céu, porque estou desempregada, meu esposo também está. Então, se não tem uma mistura, uma salada para a gente, né? Já é um pedacinho do céu", conta Solange da Costa Felipe.

O alimento que seria descartado pelos comerciantes na Ceasa agora ganham um imenso valor para quem precisa alimentar a família. Por isso, em todas as entregas, elas recebem aulas sobre como aproveitar o máximo de cada uma das frutas, verduras e legumes.

"Os alimentos são entregues dentro de um programa de educação alimentar e nutricional. Então, além de aprender a se alimentar direitinho, também tem a troca de experiência entre eles, essa possibilidade de acesso a alimentos que eles nunca comeram", explica a gestora de assistência social Nadia Taffarello.

Os kits verdes, como são chamadas as cestas, são entregues para as famílias cadastradas em programas sociais.

"Às vezes a gente não tem dinheiro para fazer a feira, né? E nos ajuda bastante esse alimento", completa a cozinheira Rosilda da Silva.

Reprodução: G1 Sorocaba e Jundiaí

Recomendados para você