Verão terá temperaturas acima da média entre dezembro e fevereiro

Verão terá temperaturas acima da média entre dezembro e fevereiro

Apesar de ter demorado, o calor chegou. E não foi de qualquer jeito não: ele veio com força. A previsão é que as temperaturas continuem assim, acima do normal, durante todo o verão.

Tal elevação se dará por conta do El Niño, fenômeno meteorológico que aquece de forma anormal as águas supercificias do Oceano Pacífico Tropical, elevando assim a temperatura a nível regional e mundial. 

Além do calor, o fenômeno deve também alterar os regimes de chuva pelo país – no sul, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as chuvas serão acima do esperado para essa época.

De acordo com reportagem do National Geographic, é muito provável que 2019 seja o ano mais quente já registrado. Há uma chance de 80 por cento de que um El Niño plenamente formado já tenha começado e dure ao menos até o fim de fevereiro, segundo o Centro de Previsões Climáticas da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional.

Os quatro anos mais quentes foram os quatro últimos, de 2015 a 2018, em razão das crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2) que aprisionam o calor — e que também alcançaram níveis recordes, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O clima da Terra está mais quente que a média do século XX nos últimos 406 meses consecutivos, o que significa que ninguém que tenha menos de 32 anos já viveu um mês mais frio que a média.

E aí, já estão preparados?

Recomendados para você