Câmara Municipal de Jundiaí discute ideias de políticas públicas para pessoas idosas

Câmara Municipal de Jundiaí discute ideias de políticas públicas para pessoas idosas

Na noite de sexta-feira, 26 de abril, a Câmara Municipal de Jundiaí sediou o primeiro debate do projeto ‘Câmara Viva’, ação que pretende promover discussões com a sociedade sobre temas contemporâneos que necessitam de atenção do poder público.

O primeiro tema abordado foi o ‘Envelhecimento e os Desafios para uma Vida Ativa’. Com a casa cheia, os palestrantes convidados trocaram experiências com a plateia a respeito do processo de envelhecer e permitiram ideias para que novas políticas públicas considerem a pessoa idosa como protagonista de sua vida e promovam incentivos para isso.

O evento foi mediado pelo presidente da Câmara, Faouaz Taha, que lançou a ideia do projeto no início de sua gestão à frente da Casa.

camara municipal de jundiai discute ideias de politicas publicas para pessoas idosas 2

“Desde que assumi a presidência, pensei em fazer da Câmara um lugar de ocupação da população, não somente nas noites de sessão. Nosso papel como vereador também é o de provocar debates e unir a sociedade para levarmos propostas ao poder Executivo”, diz.

Faouaz ainda agradeceu os funcionários e diretores da Câmara por abraçarem o projeto de forma institucional e por todo apoio. “A Câmara sempre esteve de portas abertas e amplia ainda mais essa abertura.”

Durante o debate, o professor de História da Arte do Centro de Educação e Lazer para Melhor Idade (CELMI), Douglas Tufano, abordou a importância de se olhar para o envelhecimento sem preconceitos ou rótulos e sugeriu que espaços ociosos da cidade possam se tornar centros de convivência, já que para pessoas idosas a interação e troca de experiências, muitas vezes, é sua maior demanda.

Gerente do Celmi, Orlinda Silva, reforçou o quanto a pessoa idosa pode buscar alternativas para novas atividades, o quanto a vida se movimenta e esclareceu dúvidas dos participantes a respeito de programas que orientem as pessoas sobre o que podem fazer após aposentadoria.

Entre outros aspectos, a presidente do Conselho Municipal em Defesa do Direitos da Pessoa Idosa, Teresa Nering Borçari, falou sobre a atuação do Comdip e os desafios para que assegurem, na cidade, maior atenção ao envelhecimento e aos espaços que acolham essas pessoas em todos os aspectos.

camara municipal de jundiai discute ideias de politicas publicas para pessoas idosas 3

Professor LD em Psicologia do Esporte, Afonso Machado destacou aspectos que todos devem considerar ao envelhecer, mudanças do próprio corpo, emocionais e novas conjunturas que permitem às pessoas o autoconhecimento para uma nova fase.

Após as perguntas da plateia, os palestrantes ainda abordaram as diferenças de interesse entre idosos homens e mulheres e como incentivar todos; os acessos à população de menor renda; os exemplos de outros países relacionados ao respeito ao idoso e à memória e valorização do passado; sobretudo, falou-se sobre a importância de debates como esse amenizarem preconceitos e rótulos a respeito da idade.

Todo o debate será enviado ao poder Executivo e pastas competentes. “Nosso objetivo é que o assunto não morra aqui, queremos continuar a pensar, a criar ideias para o Legislativo e para que esse público se sinta parte da própria cidade”, diz Faouaz.

O evento foi realizado também pela 'Escola do Legislativo' e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Recomendados para você