Foto: Divulgação/Instituto Sicoob
Foto: Divulgação/Instituto Sicoob

O Instituto Sicoob reforça, mais uma vez, seu compromisso com a educação e o cooperativismo por meio do novo Concurso Cultural, que visa fomentar valores cooperativistas em escolas do ensino fundamental das redes pública, privada e cooperativas educacionais. A iniciativa promove a construção de conhecimentos que estimulam práticas mais colaborativas, vivenciadas e aprendidas durante as atividades escolares.

Cooperação e educação são pilares do Concurso Cultural do Instituto Sicoob

Anualmente, o programa é desenvolvido em torno de um tema que favorece a reflexão sobre o mundo e a realidade próxima dos estudantes. A cooperação é o recurso pedagógico central, instrumentalizando professores na orientação dos alunos na busca, planejamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento coletivo dos textos que concorrem nas três etapas da premiação: local, regional e nacional.

Os participantes recebem aulas práticas sobre o tema proposto e são incentivados a produzir textos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conceitos como interação, participação, trabalho coletivo e protagonismo são fundamentais para estruturar as sequências didáticas do concurso.

Tema de 2025: “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”

Neste ano, o Concurso Cultural chega com o tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”, destacando a importância de cultivar, desde cedo, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e cooperativa.

Em um mundo marcado por diferenças culturais, sociais e econômicas, a proposta busca conscientizar as crianças de que a diversidade é uma riqueza e que a cooperação permite que todos cresçam e prosperem juntos. A participação no concurso é gratuita e as inscrições seguem abertas até o dia 6 de junho (sexta-feira).

Se Liga Finanças: educação financeira para jovens e MEIs

Além disso, o Instituto Sicoob também promove o Se Liga Finanças, um programa que oferece conteúdos gratuitos e acessíveis sobre educação financeira, voltados para jovens de 15 a 29 anos e microempreendedores individuais (MEIs).

O objetivo é mostrar os benefícios de uma vida financeira saudável, promovida pelo uso consciente do dinheiro, além de alertar sobre a importância de uma boa gestão para a prosperidade dos pequenos negócios.

Na modalidade virtual, a plataforma Se Liga Finanças ON disponibiliza os cursos Finanças Pessoais e Finanças para MEI, ambos gratuitos e com certificado de conclusão. As atividades são elaboradas para facilitar a compreensão sobre decisões financeiras, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações e inscrições, acesse: Se Liga Finanças ON