
O Dia dos Namorados é celebrado globalmente, e cada país tem formas únicas de observar o dia do amor. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que nem todos os países celebram o Dia dos Namorados no mesmo dia. Entenda porque o Brasil e os Estados Unidos celebram o Dia dos Namorados em dias e meses diferentes.
História do Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é um feriado celebrado anualmente no dia 14 de fevereiro, em lugares como os Estados Unidos e muitos países da Europa, e está associado ao amor, ao carinho e à apreciação. A história do dia volta ao início da era cristã, quando São Valentim, um bispo em Roma, foi preso e executado por realizar casamentos clandestinos.
De acordo com historiadores, o imperador Claudio II (214- 270 d.C.) havia proibido uniões por acreditar que homens solteiros e sem responsabilidade familiar eram soldados melhores. No entanto, São Valentim defendia que o casamento era parte do plano de Deus. Assim, o bispo realizava os matrimônios entre os apaixonados sigilosamente, até ser descoberto e sentenciado à morte.
Acredita-se que São Valentim tenha sido martirizado em 14 de fevereiro. Assim, até hoje, é lembrado como o santo padroeiro dos amantes.
O significado do dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos
Enquanto isso, os Estados Unidos celebram o Dia dos Namorados anualmente no dia 14 de fevereiro. Nesta data, casais trocam presentes, chocolates, flores e cartões para expressar seu amor e apreço um pelo outro. Além disso, há a tradição de um dos integrantes do casal pedir ao outro para ser seu “Valentim”, como um convite e uma promessa para que passem o dia juntos.
Na prisão, São Valentim recebia flores e cartas dos casais que casou, agradecendo por realizar seus casamentos. Além disso, o bispo se apaixonou pela filha de um dos carcereiros. No dia de sua execução, em 14 de fevereiro, o bispo escreveu uma carta se despedindo da amada, assinando: “De seu Valentim”. Daí nasceu então a tradição de de enviar cartões de amor para a pessoa amada no dia 14 de fevereiro, pedindo para ser “seu Valentim”.

O significado de 12 de junho no Brasil
No Brasil, a celebração do Dia dos Namorados não se limita ao dia 14 de fevereiro. Aqui, celebramos a data do amor no dia 12 de junho. Os brasileiros comemoram com homenagens, pedidos de namoro e casamento, e é sem dúvidas um dos dias mais românticos do ano.
As origens da comemoração do dia 12 de junho no Brasil
As origens da celebração do 12 de junho como o dia do amor no Brasil começam no início dos anos 50. Em 1948, o publicitário João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo, João Doria Jr. tinha uma agência de publicidade, a Standart Propaganda. Nessa época, a loja Exposição Clipper procurou a agência para tentar aumentar as vendas do mês de junho, que não estavam nada boas.
Assim, inspirado pelo sucesso comercial do Dia das Mães, Doria sugeriu a criação de um nova data comemorativa para troca de presentes. O dia 12 de junho é ainda véspera da celebração de Santo Antônio, o popular santo casamenteiro.
Após a sugestão e o sucesso da campanha, o presidente da época, Juscelino Kubitschek, declarou o dia 12 de junho como o Dia dos Namorados no Brasil.
A Comercialização do Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados se tornou um feriado altamente comercial tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e também em outros países. A data comemorativa é uma fonte significativa de renda para varejistas e empresas, pois as pessoas gastam dinheiro em presentes, cartões, flores e outros gestos românticos para expressar seu amor e apreço pelos companheiros.