Mãos de adulto e de criança segurando coração de peças de quebra-cabeça
Foto: vejaa/Canva

Na manhã da última quinta-feira (08), a Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista anunciou a criação de um centro de especializado em atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio aconteceu durante uma reunião entre o vice-prefeito, Paulo Fávaro, com representantes da Comissão de Mães de Pessoas com Deficiência do município.

Este é o segundo encontro do grupo, que aborda pautas, apontamentos e debate políticas públicas de inclusão social na cidade. A reunião também contou com representantes da Secretaria de Educação, Saúde, Esportes e da APAE.

Reunião em Campo Limpo Paulista
Campo Limpo Paulista

O primeiro encontro aconteceu em setembro deste ano, quando a comissão solicitou algumas demandas à gestão municipal. De acordo com a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, o poder público atendeu muitas delas. Por exemplo, a impressão da carteirinha de pessoas no espectro autista: Até o momento, 96 delas foram impressas e entregues.

[tdj-leia-tambem]

Além disso, a secretaria de Educação contratou auxiliares e monitores para salas de aula e atua em cursos de capacitação para todos os profissionais da área. “É importante realizar formações com todos os profissionais que fazem parte da unidade escolar”, comenta Alessandra Andrade, gestora da pasta. O município também atua na implantação da Semana da Inclusão no calendário de eventos da cidade.

Centro Especializado de Atendimento

A secretaria de Saúde anunciou a criação do Centro de Especializado em atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que deve ser entregue à população no início do próximo ano.

Até o momento, o município oferece outros serviços, como a equoterapia – técnica que utiliza o cavalo como aliado no desenvolvimento biopsicossocial. Ações de conscientização também são permanentes, como cartilhas e campanhas.

“Batalhamos muito para conseguir trazer este Centro Especializado porque entendemos o quanto é importante ter um local específico para atendimento às crianças autistas. Ouvimos a demanda trazida pelas mães e colocamos em prática”, comenta o prefeito Dr. Luiz Braz.