
Uma operação contra a combinação de álcool e direção realizada na última sexta-feira (3) em Campo Limpo Paulista abordou 567 motoristas e resultou em 15 recusas ao teste do bafômetro e uma autuação por crime de trânsito, aplicada quando o condutor é flagrado dirigindo embriagado.
A ação foi promovida pelo Detran-SP, com apoio da Polícia Militar, e teve como objetivo reduzir sinistros e prevenir acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica ao volante.
Infrações e penalidades
Tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar o teste do etilômetro são infrações gravíssimas, conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70 e o condutor pode ter a carteira de habilitação suspensa. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor dobra para R$ 5.869,40.
Quando o motorista é pego dirigindo embriagado durante o período de suspensão da CNH, ele responde também a um processo administrativo que pode resultar na cassação do direito de dirigir, exigindo o reinício completo do processo de habilitação após 24 meses.
Nos casos mais graves, em que o teste aponta índice a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, o condutor comete crime de trânsito, sujeito à multa, suspensão da CNH e prisão de seis meses a três anos, conforme a Lei Seca — conhecida pela política de “tolerância zero” ao álcool.
Fiscalização em todo o Estado
Na mesma semana, o Detran-SP realizou operações de alcoolemia em 26 cidades paulistas, incluindo Cajamar, Guarulhos, Santos, Osasco e São Paulo (Zona Norte). Ao todo, foram 12.708 veículos fiscalizados, resultando em 428 infrações: 415 recusas ao bafômetro, oito autuações por direção sob efeito de álcool e cinco por crime de trânsito.
Detran-SP reforça compromisso com a segurança
Com mais de 35 milhões de veículos registrados e 25 milhões de motoristas habilitados, o Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do país, responsável por 28% da frota nacional. A autarquia vem investindo em transformação digital para facilitar o acesso aos serviços públicos: dos 109 serviços oferecidos, 76 já são 100% digitais, dispensando deslocamentos presenciais.
O órgão reforça seu compromisso com a prevenção de sinistros e a preservação de vidas, promovendo um sistema de trânsito mais seguro, eficiente e acessível para todos os paulistas.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]