
Milhares de famílias devem viajar de carro neste Réveillon e as autoridades reforçam a importância da direção consciente e segura para evitar acidentes e fatalidades. Igualmente importante, os motoristas devem se atentar ao uso correto do acostamento nas rodovias.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o acostamento é uma parte da via diferenciada das faixas de rolamento. O espaço serve para a parada ou estacionamento de veículos em situações de emergência, como acidentes, pane mecânica, falta de combustível ou socorro médico. Além disso, pedestres e ciclistas também podem usar o acostamento para circulação quando não há local apropriado para isso.
A orientação para o motorista que necessita parar no acostamento é sinalizar o local ligando o pisca-alerta e posicionando o triângulo a uma distância segura do veículo (ao menos 30 metros) e mantendo seus ocupantes atrás dos dispositivos de segurança – barreira de concreto ou defensa metálica (guard-rail) – de modo que fiquem distantes da rodovia. Se o motorista estiver em uma via monitorada por concessionária, ligue para o serviço de atendimento ao usuário para solicitar o apoio.
Acostamentos não são pontos de encontro, nem banheiros
“Nessa época do ano, é comum que famílias ou grupos de amigos viagem em comboio e, muitas vezes, marquem como ponto de encontro o acostamento da rodovia. Essa é uma situação extremamente perigosa e que pode estragar a diversão durante a viagem”, conta o coordenador de Operações da Rota das Bandeiras, Murilo Perez. “Por isso, é importante que o motorista tenha a consciência de que o acostamento só deve ser usado em situações emergenciais. Para qualquer outra finalidade, você deverá usar um posto de serviço ou uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário da Concessionária.”
Outra situação infelizmente comum, alguns motoristas usam o acostamento como sanitário. Essa atitude pode colocar vidas em risco, como em acidentes com atropelamentos. O ideal é que o motorista se atente a postos de serviço ou bases que tenham sanitários adequados.
Em hipótese alguma, o motorista deve trafegar ou realizar ultrapassagens pelo acostamento. Essas situações colocam em risco a vida de outros motoristas ou mesmo de quem trabalha na rodovia. De acordo com o CTB, trafegar pelo acostamento é uma infração gravíssima, com punição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 880,41.
Acidentes no acostamento
Entre janeiro e novembro de 2023, a Rota das Bandeiras registrou 144 acidentes pela faixa do acostamento entre as cinco rodovias que formam o Corredor Dom Pedro. De acordo com a concessionária, o número é 14% maior do que o visto no mesmo período de 2022, quando registraram 127 ocorrências.
Em 2023, os meses com maior número de ocorrências foram julho, com 26 acidentes, e maio – feriado do Dia do Trabalho e fim de semana do Dia das Mães –, com 25. O maior número de acidentes no acostamento aconteceu justamente em meses de férias escolares ou feriados prolongados e datas comemorativas. Nestes períodos, muitos motoristas que não estão habituados a trafegar pela rodovia estão na estrada.
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