Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista
Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) há cerca de um mês. Desde então, a cidade registrou 20% da meta de cobertura vacinal do público-alvo, estabelecida em 90%, totalizando 4.793 doses aplicadas.

Assim, a Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista continua atendendo grupos prioritários para imunização até o dia 31 de maio. A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h.

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Cristiane Hurtado Ziviani Tonetto, a imunização visa reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus nesta época de maior circulação viral. “Estamos empenhados em fortalecer a imunidade da população durante esta estação do ano, que é propícia a casos gripais. Realizamos até mesmo o Dia D (13 de abril) para ampliar a vacinação desse público e abranger uma faixa etária mais ampla. No Dia D, foram aplicadas 394 doses, o que representa 1,45% do público esperado”, explica a coordenadora.

Grupos prioritários

Neste momento, a imunização está restrita aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Para receber a vacina, deve-se comparecer à unidade de saúde portando documento de identificação, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).

[tdj-leia-tambem]