Parada LGBT+ de Jundiaí
Foto: Divulgação/Movimento Aliados

Neste ano, a 19ª edição da Parada LGBT+ de Jundiaí retoma ao Centro da cidade, local por onde a parada passou em edições que chegaram a reunir mais de 10 mil pessoas.

“A gente considera que [essa] é uma edição histórica. Temos uma expectativa de 5 mil pessoas pelo menos nesse evento, mas pode dar bem mais ao longo do dia”, conta Giovanni Neves, representante legal e Presidente do Movimento Aliados, responsável pela organização da programação da Parada.

A Parada LGBT+ de Jundiaí acontecerá no dia 29 de setembro, a partir das 13h, com início na Praça Rui Barbosa.

Parada LGBT+ de Jundiaí
Foto: Divulgação/Movimento Aliados

Programação e atrações da 19ª Parada LGBT+ de Jundiaí

Nos últimos anos, a parada aconteceu na Avenida dos Ferroviários. Agora, o movimento em prol da comunidade LGBT+ volta para o centro de Jundiaí com um line-up de artistas renomados e lançamentos.

Entre as atrações desta edição da Parada estão nomes históricos da comunidade LGBT+ de Jundiaí, como Tati Ostentação, a rainha da diversidade do carnaval da cidade; Divinna Synik, drag queen muito conhecida na Terra da Uva; e Hanelle Zee, vencedora do concurso Miss Drag da Parada de 2023.

Um dos destaques da programação desta edição da Parada é a presença de Tchaka Drag Queen, renomada drag que apresenta a Parada de São Paulo, intitulada pela Folha de SP como a “Drag do Milênio”.

Trajeto da Parada

A festa no Centro de Jundiaí terá praça de alimentação, banheiro químico e um trio elétrico que passará pelas ruas com as atrações musicais. Giovanni reforça que será proibido acessar o evento com cooler, latinhas, garradas de vidro e água congelada. Serão permitidos garrafas e copos plásticos.

O trio sai da Praça Rui Barbosa, em frente à loja Maravilhas do Lar, e vai até a Praça do Coreto, atrás da Paróquia Nossa Senhora do Desterro. A festa passa para a rua do Rosário e volta à Praça Rui Barbosa. A caminhada acontecerá das 13h às 15h, mas na praça o esquenta da Parada começa às 12h na Rui Barbosa.

Parada LGBT+ de Jundiaí
Foto: Divulgação/Movimento Aliados

Apoio e segurança no evento

De acordo com Giovanni, a Parada LGBT+ de Jundiaí foi construída com apoio de Kelly Cristina Galbieri, assessora de Políticas para Diversidade Sexual da Prefeitura de Jundiaí.

Parada LGBT+ de Jundiaí
Foto: Divulgação/Movimento Aliados

“A Kelly tem dado todo o suporte para construir esse evento e trazer a atenção das gestões do município e do poder público. Além disso, a parada é contemplada pelo edital + Orgulho do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Economia Criativa”, explica o presidente do Aliados.

O efetivo da GM estará reforçado para o dia do evento e a Polícia Militar está notificada para atender qualquer ocorrência, inclusive na dispersão dos terminais de ônibus da Vila Hortolândia, do Terminal Central e do Terminal Vila Arens. Ainda segundo a organização, a CPTM também está avisada sobre o evento para reforçar a segurança na estação ferroviária de Jundiaí.