Agroturismo e qualidade de vida mantêm filhos e netos nos negócios da família em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Agroturismo e qualidade de vida mantêm filhos e netos nos negócios da família em Jundiaí

Com investimentos da Prefeitura, diversos programas têm ajudado o produtor a se fixar no campo

Published

on

Foto: Prefeitura de Jundiaí

No coração do bairro Caxambu, o jovem Gabriel Fontebasso, a 5ª geração da família de origem italiana que dá o nome ao restaurante e à adega, resolveu mudar os rumos da carreira ao agregar a graduação em Biologia e o mestrado em Proteção Ambiental à propriedade da família, principalmente à produção de vinhos. Aluno do novo curso de Viticultura e Enologia da Etec Best, são várias ideias que estão em mente. “Dentre elas, temos o objetivo de produzir um frisante, um vinho fortificado e também a implantação de uvas finas no sítio. São conhecimentos que estou buscando no curso para trazer à adega”, disse.

Além de novos projetos envolvendo vinhos, a família também diversificou os negócios com a abertura de um restaurante há cinco anos. O espaço proporcionou o aumento do fluxo turístico. “A mensagem maior que a gente pode dar aqui no sítio é a alegria de poder receber uma pessoa ou uma família e levarmos um pouco da nossa família para a outra família”, comenta Rodinei Fontebasso, pai de Gabriel. A propriedade está inserida em dois programas da Prefeitura de Jundiaí: Programa Nascentes Jundiaí e Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), ambos relacionados à proteção do meio ambiente, e também está na Rota da Uva.

“Ficamos orgulhosos em observar que as políticas públicas destinadas aos produtores rurais estão gerando frutos e melhorando a qualidade de vida que temos em Jundiaí. Nos últimos seis anos, a Prefeitura ampliou em quase 500% os investimentos no Agronegócio, o que possibilitou a implementação de novos serviços de proteção ao agricultor e a manutenção das famílias no campo”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado. Ao todo, em Jundiaí, são 974 propriedades rurais.

Promovidos pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), diversos programas têm o objetivo de ajudar o agricultor a se fixar no campo, como a Subvenção do Seguro Agrícola, o Cultivo Protegido, o Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ), a Patrulha Agrícola, o Programa Nascentes Jundiaí e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

“Temos investido em programas que visam tanto para a proteção dos mananciais e do produtor rural, como para a oferta de alimentos de qualidade, através de fomento ao agronegócio. São vários programas de estímulo à produção que fortalecemos em 2023. Para 2024, a meta é trazer números ainda melhores, como aconteceu com o Seguro Agrícola, que aumentou de 15% para 20% o valor do prêmio”, reforça o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

No bairro Medeiros, a floração e a beleza exótica da Pitaya são destaques que chamam a atenção de quem a vê pela primeira vez. No Sítio Suíço, quem cuida dos 3 mil pés é o jovem Caique Armagne Rosenberger, de apenas 25 anos. Oriundo da cultura da uva, puxado pela tradição da família, o jovem decidiu inovar e começou a plantação de Pitaya.

Caique é o responsável pela produção de pitaya no Sítio Suíço. Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Cresci no meio rural e, com o tempo, fui pegando cada vez mais gosto. Como meu tio e a minha avó pararam de produzir uva, e o sítio tinha a necessidade de continuar vivo, tive a ideia de começar a produção de Pitaya. E deu muito certo, pois é uma fruta que, hoje em dia, tem bastante saída e que se adaptou muito bem à cidade”, disse. O jovem, além de ter cursado de Técnico em Agropecuária na Etec Best, está terminando o curso de Agronomia. “É gratificante perceber que a qualificação profissional faz a diferença nos novos modelos de Agronegócio. E temos o privilégio de poder contar com escolas técnicas que ofertam cursos nesta área no Município”, reforça o gestor Eduardo Alvarez.

O sítio produz três variedades de Pitaya: branca, vermelha e amarela. “A preferida do público é a vermelha, principalmente porque a cor chama bastante a atenção”. Cada pé de Pitaya produz, em média, entre 25 a 30 quilos. “Um dos principais objetivos do nosso trabalho é fixar o produtor ao solo e aliar o agronegócio ao desenvolvimento sustentável. É gratificante ver que os mais jovens seguem a tradição da família e encontram a felicidade no campo em Jundiaí”, enaltece a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

Jundiaí

Saiba por quê banhistas não poderão nadar na ‘prainha’ do Mundo das Crianças

Em nota, a DAE Jundiaí, responsável pela administração do Mundo das Crianças, esclareceu o regulamento

Published

on

Em nota, a DAE Jundiaí, responsável pela administração do Mundo das Crianças, esclareceu o regulamento
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Recentemente, com a inauguração do Espaço das Águas no Mundo das Crianças, surgiram dúvidas entre os leitores sobre a possibilidade de nadar nas águas da represa. Em nota, a DAE Jundiaí, responsável pela administração do Mundo das Crianças, esclareceu que o regulamento do parque proíbe a entrada de banhistas em todos os lagos, assim como na "prainha" do Espaço das…

Continue Reading

Jundiaí

Circuito Eco Ambiental VII começa em setembro em Jundiaí

O Circuito Eco Ambiental VII prevê a participação de mais de 2,4 mil pessoas em corridas de 5 km e 10 km

Published

on

O Circuito Eco Ambiental VII prevê a participação de mais de 2,4 mil pessoas em corridas de 5 km e 10 km
Foto: Canva

O Circuito Eco Ambiental VII ocorrerá no dia 15 de setembro, na Praça do Pôr do Sol, localizada no Parque da Cidade, em Jundiaí. Este evento gratuito tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas entre os habitantes da cidade. Organizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social, o circuito oferece uma oportunidade única para interação e lazer, destacando-se como…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é a 10ª melhor cidade do Brasil em educação

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, Jundiaí obteve a nota de 7.1. Saiba mais.

Published

on

Crianças em escola de Jundiaí
Jundiaí consolida posição entre melhores cidades brasileiras em educação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí alcançou um novo marco em sua trajetória na educação pública. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, o município obteve a nota de 7.1, consolidando sua posição como referência em qualidade educacional no Brasil. Entre os municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes, nos anos iniciais, Jundiaí ocupa a…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí terá semana ensolarada com máximas acima de 30°C

Em contrapartida às últimas semanas geladas, a previsão do tempo mostra que Jundiaí terá dias de sol e clima quente. Confira.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens em Jundiaí
As temperaturas máximas da cidade essa semana ficam entre 30°C e 33°C (Foto: Canva)

Indo na contramão dos últimos dias bem gelados e nublados, Jundiaí terá uma semana ensolarada e quente, com máximas acima de 30°C. De acordo com o Climatempo, a cidade terá dias de sol, tempo aberto e sem chuvas. Confira a previsão do tempo para Jundiaí essa semana: Segunda-feira (19) - Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: gestão de Luiz Fernando Machado entregou mais de 70% das propostas

Além do resultado já entregue, estão em andamento 40 iniciativas (15,8%). Apenas 1,9% ainda não foi iniciado. Saiba mais.

Published

on

Obras de ampliação da Frederico Ozanan, ponte estaiada, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com pesquisas, a execução dos Planos de Governo dos prefeitos nas grandes capitais não ultrapassa 50% nos 4 anos de mandato. Em Jundiaí, o cenário é diferente. Segundo a prefeitura da cidade, o percentual de iniciativas do Plano de Governo (2021-2024) entregues até o momento é de 72,3%, e a expectativa é superar os 89,1% registrados no PG…

Continue Reading