Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Alunos do 3º ano da Emeb Antonio de Padua Giaretta, do Jardim Carlos Gomes, em Jundiaí participaram de uma visita à Mata Ciliar. A vivência faz parte das atividades pedagógicas oferecidas pelo programa Escola Inovadora, por meio do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação.

“Vivências como esta, em contato com a natureza e com a capacidade de conectar os conteúdos e práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, são o ‘Desemparedamento da Escola’ na prática e cumprem as diretrizes do Currículo Jundiaiense, potencializando a criança estudante enquanto cidadã e protagonista”, comentou a gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques.

Vivências na Mata Ciliar de Jundiaí

Acompanhadas pelos biólogos Aline, Marcos e Milena, a turma percorreu os diversos recintos da Mata Ciliar. Os estudantes conheceram o Viveiro de Mudas, os recintos de nutrição, reabilitação, maternidade e de cirurgias de animais. Além disso, conheceram os espaços dos gatos mouriscos, cachorros do mato, corujas buraqueiras, garças, macacos pregos e as onças pardas e pintadas.

Manuela Rocha, de oito anos, compartilhou o que aprendeu. “Eu já sabia que ninguém pode maltratar os animais, mas não é só isso. Todos têm que tomar cuidados no dia a dia para não machucar e os adultos devem dirigir com cuidado para não atropelar nenhum bichinho na pista”, comentou a estudante.

Enrico Zampieri, também de oito anos, ficou fascinado com o que viu. “Eu vi um monte de animais que nunca imaginei que conheceria: onças, corujas e macacos. Eu até queria fazer carinho neles, mas aprendi que não pode chegar perto.”

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Educação Socioambiental

Na Educação Infantil 2, as vivências do Núcleo para as turmas do G4 acontecem no Jardim Botânico. Para as do G5 na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), por meio do projeto Jardinando.

Já no Ensino Fundamental, além da Mata Ciliar para os alunos dos terceiros anos, as vivências são promovidas para as outras séries. Os primeiros anos no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). Segundos anos: na Unidam, pelo projeto Bioma Cerrado, e no Centro de Referência em Educação Ambiental/ Fundação Serra do japi, pelo “Pequeno Cientista e Natureza”.

Os quartos anos participam do “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”. E por fim, os quintos anos, participam do projeto “Águas de Jundiaí”, com visitas à DAE Jundiaí e às Estações de tratamento de Água e de Esgoto.

[tdj-leia-tambem]