Comitê das Crianças de 2023 promete novidades para a entrega do documento final

Assim como todos os anos, o Comitê das Crianças prepara seu documento final com as sugestões e os pedidos a serem apresentados ao prefeito Luiz Fernando Machado para que Jundiaí se torne, ainda mais, a Cidade das Crianças.

Para tratar dos detalhes finais, os integrantes da composição de 2023 reuniram-se na noite da terça-feira (19) na Fábrica das Infâncias Japy, sede do grupo e onde serão realizadas, neste sábado (23), a partir das 9h, a entrega formal do documento ao chefe do Executivo e a posse dos integrantes para 2024.

Desta vez, além do documento final que, segundo adiantam as crianças, terá como conteúdo a preocupação delas com os entornos das escolas e demais equipamentos públicos, o Comitê escolheu expor suas demandas por meio de diferentes linguagens artísticas.

Para otimizar os trabalhos, o grupo dividiu-se em equipes. A escrita documento final ficou a cargo da Barbara Benutto, Emanuel Gonçalves, Enzo Nascimento e Samuel Gomides. Já para a parte artística, Arthur Lisboa trouxe para o grupo uma música inédita de sua composição. “Pensei na letra e melodia de uma música que fala da realidade de quem vai a pé de casa para a escola”, explica.

Entre as propostas artísticas secretas da apresentação final, Benício trouxe sua história em quadrinhos para encenar com o grupo. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Benício Lima pensou que uma apresentação teatral poderia ilustrar de forma eficaz as demandas do documento. “Então eu fiz um rascunho de uma história em quadrinhos e a ideia é escolher no grupo quem poderá ser cada uma das personagens para se apresentar no dia”, conta.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é também o ponto focal do programa Cidade das Crianças, comentou as propostas e abordagens apresentadas pelo grupo. “O Comitê é uma das ferramentas implementadas pela Prefeitura para a escuta e incentivo à autonomia das crianças na cidade. De forma errônea, pode-se pensar que a contribuição delas tenha algo de infantilizado e impraticável. No entanto, mais uma vez o grupo traz para a inclusão no documento a ser entregue ao prefeito temas muito coerentes e soluções praticáveis dentro da realidade”.

O encontro deste sábado (23) começa às 9h e é aberto ao público interessado em geral. A Fábrica das Infâncias Japy fica na Rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens.