Pontos serão implantados em locais já mapeados por técnicos
Pontos serão implantados em locais já mapeados por técnicos. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um estudo viário na Avenida Jundiaí, realizado pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) termina hoje, terça-feira (18). No primeiro dia de avaliações, alguns pontos já foram identificados como a redução no tempo dos veículos para percorrer o trajeto e adequações em tempos de semáforo.

As equipes da UGMT permanecem presentes por toda a extensão da avenida, para orientar os motoristas, tirar dúvidas e realizar pesquisas.

Os dados vêm sendo levantados para melhorar o atendimento para usuários do transporte público, motoristas e estabelecimentos do local. Como as vagas na via estão indisponíveis, os veículos particulares podem estacionar nas vias adjacentes à avenida Jundiaí, além dos bolsões existentes no Ginásio do Bolão e Parque da Uva.

Vale reforçar que, devido ao Varejão Noturno, na terça-feira (18) é permitido estacionar em frente ao Parque da Uva até as 14h.

“Pelas primeiras avaliações identificamos alguns pontos passíveis de melhoria. O tempo de cruzamento da via, por exemplo, já chegou a ser de 15 minutos para os coletivos em horário de pico. O fluxo de veículos sendo ágil, garante qualidade no transporte, no trânsito e para os empreendedores também”, argumenta o diretor de Transportes da UGMT, Leslie Tealdi Litano.

“A intenção do estudo é encontrar alternativas que nos possibilitem melhorar a mobilidade nos pontos com maior fluxo de veículos. A avaliação faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, aprovado recentemente pela Câmara Municipal e é essencial para avançarmos com as diretrizes para a integração de modais de transporte, revitalização das vias e, consequentemente, melhor giro econômico entre os estabelecimentos.”, comenta o Gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Circulam cerca de 10 linhas do transporte coletivo urbano pela avenida Jundiaí, além de linhas intermunicipais, fretadas e rodoviárias. Nos horários de pico, quando o fluxo de veículos é maior, foram contabilizados em média 60 veículos por hora/sentido. O Plano de Mobilidade Urbana foi aprovado pela Lei Municipal n°13.686/2022.

[tdj-leia-tambem]