CPFL desfaz 50 'gatos' de energia em operação em Jundiaí
Foto: Divulgação/CPFL

Nesta quinta-feira (14), a CPFL Piratininga realizou uma operação de combate a fraudes e furtos de energia – conhecidos como “gatos” – em Jundiaí. Durante a ação, a empresa detectou irregularidades nas instalações elétricas de comércios e residências nos bairros Portal do Sol e Jardim Fepasa.

Ao todo, a CPFL inspecionou 126 clientes e desfez 50 ligações irregulares. Agora a companhia realizará os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e repassará os respectivos valores aos responsáveis pelas fraudes.

Em 2023, as operações como essa realizadas ao longo de 2023 na região de Jundiaí e Sorocaba, recuperaram cerca de 26.600 Megawatts (MWh) desviados. No total a CPFL regularizou 5.882 instalações no ano passado, sendo 389 somente em Jundiaí.

Essas operações de investigação e inspeção acontecem de forma permanente e têm como objetivo coibir uma prática ilegal. Os “gatos” de energia causam o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a população. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais” para a tarifa da distribuidora detentora da concessão onde ocorreu o crime, no momento das revisões tarifárias.

“Gato” é crime

Fraudar ou furtar energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, a empresa cobra dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o furto, acrescidos da devida multa.    

Outra consequência é a piora na qualidade do serviço prestado, para todos os outros clientes. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também colocam em risco as suas vidas e de toda a população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular medidores de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate aos gatos, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: o app “CPFL Energia”, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].

[tdj-leia-tambem]