
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em apoio a Poiesis – Organização Social de Cultura, divulgou a abertura do chamamento para o processo seletivo de 2022 para os grupos de Teatro e Dança de Jundiaí, sendo essa mais uma ação do Programa de Qualificação em Artes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, dentro das atividades das Oficinas Culturais.
A fim de descentralizar a cena cultural, fortalecendo os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do estado, as inscrições podem ser feitas até o dia 06 de março no site da Poiesis, sendo todo processo gratuito.
Durante os encontros, especialistas oferecerão ampla orientação artística aos grupos, voltada a ampliar repertórios e visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção, além de apoiar na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos.
Mais detalhes
No total, a organização selecionará até 47 grupos de teatro e 13 grupos de dança, com atuação comprovada de, no mínimo, um ano. Com a possibilidade de flexibilização das medidas sanitárias contra a Covid-19, as orientações no ano de 2022 acontecerão no formato híbrido (parte presencial e parte remota).
Ao longo da edição 2022 do Programa, os alunos desenvolverão um trabalho artístico com os grupos que receberão suporte para criar, com orientação personalizada e atenta às especificidades dos projetos inscritos.
[tdj-leia-tambem]
Programa Estadual
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela Poiesis, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.
O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI — Festival Literário e MIA — Festival de Música Instrumental), Ciclos de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.