Evento de empreendedorismo em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (26), a TVTEC de Jundiaí, foi palco de uma manhã inspiradora, com a 2ª edição do Rede de Inovadores. Com a presença de empreendedores, poder público, iniciativa privada e terceiro setor, a casa ficou lotada.

O objetivo, de acordo com a Prefeitura de Jundiaí, é incentivar a pensar e construir uma cidade mais igualitária, com a inovação aliada à inclusão. Além disso, o evento integrou os participantes de uma forma que os permita potencializar oportunidades e aumentar o networking dentro do setor.

 “Uma manhã onde buscamos inovação compartilhando conhecimento. É como se fala: a união faz a força”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Casa Civil, Gustavo Maryssael. “Reunimos pessoas de diversos segmentos sociais, não só voltado para a inovação, mas preocupados com a integração da sociedade e com a construção de uma sociedade mais igualitária. Todos saímos melhores daqui”.

Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a Rede de Inovadores é a transformação da sociedade pela própria sociedade. “A sociedade está aqui discutindo com o Poder Público e com o terceiro setor quais são os meios mais apropriados para construirmos novas políticas públicas direcionadas às pessoas que mais precisam com empatia. Incluir é a palavra de ordem. A gente está de ouvidos abertos para que eles possam dizer aquilo que é necessário nesta construção.”

Amauri Marquezi, Cristiano Lopes, José Antonio Parimoschi, Gustavo Maryssael e Mônica Gropelo no evento na TV TEC
Amauri Marquezi, Cristiano Lopes, José Antonio Parimoschi, Gustavo Maryssael e Mônica Gropelo no evento na TV TEC (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí, Cidade Inteligente

 “Foi um importante encontro reunindo os atores principais que cuidam da área de inovação, do desenvolvimento da cidade e poder fazer inclusão, envolver o cidadão jundiaiense na construção de uma cidade mais inteligente”, explica o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes. “É poder ouvir as pessoas que estão ofertando seu conhecimento ao Poder Público e a Prefeitura reunir essas informações e transformar em soluções para o cidadão jundiaiense.”

Ademais, a superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo, destacou os desafios nos encontros. “A comunicação com o cidadão, o acesso, a relação, a aproximação são desafios da era digital. Estamos trazendo soluções e ideias e compartilhando com governo, iniciativa privada e terceiro setor. Queremos unir as boas ideias e trazer juntos para fazer uma Jundiaí cada vez mais inteligente”.

Enquanto isso, para o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi o processo de parceria com startups é um bom exemplo de facilitador. De acordo com ele, a proposta traz um pouco do conceito de inovação para “dentro de casa”. “A tríade governo-academia-iniciativa privada, quando trabalhado de forma conjunta, é essencial para acelerar este processo.”

[tdj-leia-tambem]

Depoimentos

O consultor de otimização de processo, Emerson Pincinato, participou dos dois primeiros encontros. Satisfeito, ele elogiou a iniciativa. “É fundamental eventos como esses, porque abre portas e promove conexões de todos. A Rede de Inovadores realiza a arte de fazer o que naturalmente não faríamos. Eu não ia me conectar com outras pessoas sem eventos como esse”, afirma.

O fundador e CEO da HyperGovue, Leandro Ogalha, que desenvolve soluções de gestão e conecta startups para tornar o setor público mais digital e eficiente, compartilhou sua experiência com os presentes. “Startups, empreendedores, poder público e iniciativa privada, toda essa rede de colaboração faz com que desenvolvamos cidade melhores para o cidadão”, explica.