
Nesta segunda-feira (03), o novo Centro das Artes de Jundiaí foi palco do primeiro Fórum de Promoção da Igualdade Racial. Assim, o evento reuniu a comunidade para um dia de debates, conhecimento e atividades culturais. A ação partiu do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), em parceria com diversos órgãos públicos e privados.
A abertura do Fórum ficou a cargo do Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael. No evento, ele destacou a importância de ações como esta para a construção de políticas públicas mais justas e igualitárias. “Os fóruns promovidos na cidade sempre são momentos de reflexão e discussão de políticas públicas importantes para o desenvolvimento municipal. A gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado sempre estimula esses eventos, além da atuação dos conselhos, na busca pela redução das desigualdades sociais”, afirmou.
Dessa forma, aconteceram palestras e painéis sobre temas relacionados à igualdade racial, como o enfrentamento ao racismo, a promoção da igualdade e o desenvolvimento da cultura afro-brasileira. As propostas debatidas durante o Fórum irão para o poder executivo municipal para subsidiar a formulação de políticas públicas.
Além disso, o Fórum marcou a posse dos novos membros do CMPDCN, além de contar com apresentações musicais, de grafite e de slam. A noite terminaou com um aulão de samba rock pelo grupo União Samba Rock.
Um marco para a luta pela igualdade racial em Jundiaí
Para o Coordenador de Políticas para a População Negra do Estado de São Paulo, Robson Ferreira, o Fórum foi um marco importante para a luta pela igualdade racial em Jundiaí. “Este Fórum é importante porque traz reflexões sobre a nossa sociedade, nos dando um direcionamento e trazendo demandas da região de Jundiaí e através dessas propostas e demandas sabemos como o estado deve atuar na região”, disse.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, lideranças da comunidade negra e membros da sociedade civil.
[tdj-leia-tambem]