Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Milhares de moradores de Jundiaí tiveram suas vidas transformadas por meio das oportunidades geradas pelos cursos do Fundo Social de Solidariedade. Focado em qualificação profissional, o Funss oferece, gratuitamente, cursos, workshops e oficinas para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Com atuação desde 2017, o Funss alcançou 30 mil vagas gratuitas oferecidas.

A instituição oferece formações que exigem investimento inicial baixo e têm capacidade de geração de renda rápida, como os cursos de Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Eletricista, Costura Criativa e Gastronomia. Além disso, o Fundo Social também está atento às exigências e necessidades do mercado de trabalho, como é o caso do curso de Cuidador de Idosos.

“Além da necessidade de se especializar para enfrentar o mercado de trabalho altamente competitivo, estas profissões permitem um retorno financeiro mais rápido e não necessitam de investimento inicial alto”, comenta a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado. “Nossas capacitações também são realizadas graças à parcerias com instituições de ensino e o setor privado, como Sebrae, Senac e Senai. Uma forma de garantir a qualidade e o acesso à qualificação profissional sem onerar os cofres públicos”, concluiu.

Descentralização do Funss em Jundiaí

Além destes, outros cursos estão em andamento em diferentes bairros da cidade. De acordo com o diretor do Funss, Anderson Lopes, a descentralização atende a um compromisso do governo. O objetivo é levar o conhecimento e a capacitação profissional onde a população se encontra.

“Há diversas regiões bastante afastadas na área central do município e que possuem estrutura para receber os nossos cursos. Por isso, não medimos esforços para programá-los, de acordo com a necessidade de cada local”, explicou.

[tdj-leia-tambem]