Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A ação ‘Costura Solidária’, coordenada pelo Grupo Sol da Cidadania e articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, foi desenvolvida com a estrutura do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), é uma parceria da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com a Santa Angela Urbanização e Construções Ltda. Ao todo, esta etapa do projeto irá costurar até 25 mil aventais, sendo os primeiros 3.405 entregues nesta quarta-feira (19) e direcionados aos profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia. Além disso, beneficia oito mulheres, selecionadas pela ONG, para a costura dos acessórios de proteção individual.

A empresa Santa Angela que doou o material e também é responsável pelo patrocínio da iniciativa. O tecido utilizado para a costura foi cortado em forma de avental pela empresa Liz. Já o transporte do TNT doado até Jundiaí foi realizado, também como doação, pela empresa Tombini & Cia Ltda. “A Santa Angela tem prazer de contribuir com projetos sociais.  E, neste caso, em especial, cuja demanda veio da pandemia, para atender aos profissionais da saúde, esses verdadeiros heróis que vêm cuidando com tanto carinho das pessoas”, afirmou Gabriela Nappi, Supervisora do Administrativo.

[tdj-leia-tambem]

“O apoio da sociedade civil, em especial das empresas com sede em Jundiaí, respaldou a cidade para o enfrentamento da pandemia contra a COVID-19, com doações de serviços, insumos e apoio logístico. Essa doação é mais uma prova da importância das parcerias entre o público e o privado em prol do bem da cidade”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

“Esta ação mostra a importância do engajamento entre a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor, beneficiando diretamente os profissionais da Saúde e a população de Jundiaí. Ao mesmo tempo, essa primeira entrega de aventais, que ainda resultará em cerca de 25 mil equipamentos de proteção individual, ajuda as mulheres costureiras em situação de vulnerabilidade social, gerando renda para esse público”, destaca o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

“Aqui, o grupo estabeleceu uma padronização do serviço a partir de uma linha de produção. Para tanto, receberam orientações da voluntária Rosana Tsurusawa e, também, da professora do Funss, Marta de Souza Rodrigues”, explicou a diretora do Fundo Social, Francine Picardi. As costureiras recebem vales-transportes para ir e voltar do Funss, cedidos pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS). Os aventais costurados serão utilizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Educação (UGE) nas ações de combate à pandemia.