Homem em curso de culinária
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em 2022, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) disponibilizou 2.516 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Destas, 1.915 foram para capacitações na sede do Funss, e 601 vagas descentralizadas, nos bairros mais afastados da região central.

Os números consolidam a vocação do Fundo Social que, nos últimos seis anos, somou 25.516 vagas gratuitas ofertadas em diferentes cursos.

De acordo com a presidente do Funss, Vanessa Machado, os cursos dão oportunidade. As aulas são para pessoas que procuram recolocação no mercado de trabalho, nova profissão e, principalmente, empreendedorismo.

Curso no Fundo Social
Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Além de formações que exigem investimento inicial baixo e têm capacidade de geração de renda rápida, como Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Eletricista, Costura Criativa e Gastronomia, o Fundo Social também está atento às exigências e necessidades do mercado de trabalho, como é o caso das turmas de Cuidador de Idosos”, explicou Vanessa, que é também a primeira-dama da cidade.

[tdj-leia-tambem]

Para o próximo ano, a diretora do Funss, Francine Picardi, adianta que haverá opções para todos os gostos e objetivos. “Nossa equipe já dedica seus esforços para a elaboração de uma grade de cursos atrativa e que contribua cada vez mais com o fortalecimento das famílias e o seu protagonismo social”.

De acordo com o Fundo Social, em 2023, a pré-inscrição para novas turmas seguirá totalmente digital e feita por meio de formulários Google. Para participar, o interessado deve acessar o link referente à turma pretendida e preencher a ficha de intenção de participação. O critério de seleção e formação das turmas é a ordem de envio destas informações. A divulgação das capacitações ocorre, antecipadamente, pelos canais oficiais da Prefeitura de Jundiaí e do Fundo Social, na internet.

Renda extra

As aulas de artesanato que ensinaram Ana Lucia Bertoni a confeccionar anjos de natalinos ajudaram a dona de casa lucrar neste final de ano. Segundo ela, uma pessoa da família comprou todas as peças elaboradas durante o curso. “Eu comentei que estava aprendendo e, na mesma hora, ela me disse que tinha o interesse em comprar. Fiquei muito contente”, disse.

Mulher com bonecas artesanais
Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com a professora do Fundo Social, Alessandra Ferreira, o material para a elaboração de três peças custa, em média, R$ 40. Assim, depois de pronto e finalizado, o kit com três anjos de Natal pode ser comercializado por até R$ 120. “Muitas alunas chegaram aqui sem saber colocar uma linha na agulha. Outras, sequer acreditaram que conseguiriam elaborar uma peça como esta até o final. É lindo ver que elas conseguem uma renda extra a partir do que aprenderam aqui”.

O Fundo Social de Solidariedade fica no Parque da Uva e o acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4589-6319, 4589-6320, 4589-6322.