Estação de Jundiaí fechada em greve
Foto: Reprodução/Paula Brazão/TV TEM

Devido à greve da CPTM, nesta terça-feira (28), os trens da Linha 7 – Rubi não estão circulando entre Jundiaí e Franco da Rocha. Até às 13h de hoje, os usuários dos trens da região de Jundiaí encontraram os portões da Estação de Jundiaí fechados. Esta é a segunda paralisação na região em menos de dois meses.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Linha 7 – Rubi está funcionando apenas da Estação da Luz à Estação Caieiras. As integrações estão abertas nas estações que estão operando.

Algumas linhas de metrô e da CPTM estão paralisadas desde as primeiras horas da manhã por conta da greve dos trabalhadores do Metrô e da CPTM. Os funcionários decidiram paralisar as operações em protesto contra as propostas de privatização da gestão do Estado de São Paulo. A greve começou à 0h e tem duração prevista de 24 horas.

Decisão judicial

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu contrariamente à greve anunciada pelos sindicatos. Assim, o TRT determinou o funcionamento mínimo de 85% do contingente de trabalhadores da CPTM e 80% dos serviços do Metrô nos horários de pico desta terça-feira.

A determinação vale para os períodos das 4h às 10h e 16h às 21h na CPTM e 6h às 9h e das 16h às 18h no Metrô. Enquanto isso, nos outros horários, a Justiça determinou a operação de 60% nos serviços da CPTM e no Metrô. Caso haja descumprimento, há multas diárias previstas de R$ 600 mil para os sindicatos dos ferroviários.