
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) celebra neste mês, um ano do setor do Núcleo de Atenção ao Cuidado (NAC), que presta serviços prestados aos pacientes da unidade e seus familiares. Em abril de 2020, o hospital deu início a uma equipe de comunicação, que tinha por finalidade estabelecer uma rotina de contato a fim de passar informações dos pacientes covid-19, que estão em isolamento no hospital, esclarecendo dúvidas, informando horário do boletim médico, levantando informações da história de vida do paciente e acolhendo as demandas dos familiares, reduzindo os impactos do distanciamento e prestando uma assistência humanizada ao familiar e ao paciente. O contato era feito por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
No mesmo ano, com o apoio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde e a Prefeitura de Jundiaí, o HSV deu início ao mais novo projeto da “Alta Responsável”, que visa garantir a continuidade do cuidado ao paciente após a alta hospitalar, e desta vez, aderindo não somente o cuidado aos pacientes com diagnóstico ou suspeita de covid-19, mas abrangendo a todos os internados na unidade. Desta forma, o programa conhecido anteriormente por “Programa de Comunicação com o Familiar”, passou a ser conhecido como Núcleo de Atenção ao Cuidado (NAC).

Atualmente, o setor conta com a colaboração de oito profissionais, sendo duas psicólogas, cinco agentes administrativos e um jovem aprendiz, todos empenhados e sensíveis as demandas trazidas pelos pacientes e seus familiares. Os mesmos são responsáveis por desempenhar atividades como o acolhimento e contato telefônico com os familiares a fim de levantar informações sobre o paciente, compartilhamento dos dados colhidos pela equipe que são encaminhados por e-mail para a Unidade Básica de Saúde de referência do paciente, junto aos documentos de admissão e alta hospitalar. Outro processo a ser realizado pela equipe é o monitoramento pós-alta hospitalar, o primeiro após os dois dias e o segundo após quinze dias, afim de saber sobre o estado de saúde do paciente, se está realizando acompanhamento médico ou está ciente dos encaminhamentos clínicos. Logo, o mesmo segue recebendo todo o acompanhamento e suporte necessário para que sua recuperação seja completa e perto de sua residência.
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Para o paciente Júlio César Matias, 51 anos, utilizou o serviço no início do ano e retribui com gratidão e muitos elogios. “Estou tratando um câncer de intestino e fígado há quatro meses e desde a minha internação no hospital fui acolhido e bem tratado não somente por toda a equipe de médicos e enfermeiros, mas principalmente pelo NAC. Sem dúvidas são pessoas atenciosas, prestativas e generosas. Graças a Deus, após a minha alta não precisei de acompanhamento na UBS, mas me ligaram oferecendo todo o suporte, me instruíram e me orientaram da melhor forma caso eu recorresse ao acompanhamento. Foi um momento muito difícil para mim e a preocupação que tiveram comigo me fez sentir confiança em passar por esse processo”.