Foto: Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente de Paulo, de Jundiaí, divulgou que em menos de duas semanas, realizou duas captações de órgãos para doação.

A primeira ocorreu na segunda-feira (11). A equipe médica captou os rins e as córneas de um homem de 53 anos, que residia em Cabreúva. Além disso, a família do paciente autorizou a destinação dos órgãos e tecidos ao ensino e à pesquisa, caso não fossem, efetivamente, transplantados. Assim, o rim seguiu para a Central Estadual de Transplantes (CET) e as córneas encaminhadas para o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). 

No segundo caso, ao receber a notícia do falecimento do irmão, após a constatação da morte encefálica, a dona de casa Daniela Oliveira de Matos, que mora em Jacobina, na Bahia, prontamente autorizou a doação dos órgãos. Dessa forma, a equipe do Hospital São Vicente realizou o procedimento de captação do coração, fígado, rins e córneas do rapaz, nesta quinta-feira (14).

Respectivamente, os órgãos foram destinados ao Hospital Israelita Albert Einsten, ao Hospital de Base de São José do Rio Preto, ao Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

“Eu resolvi autorizar porque muitas pessoas estão esperando por um órgão, há muito tempo”, explicou Daniela. “A doação é muito importante. Saber que uma parte dele ainda estará viva, para mim, é um ato de amor”, afirmou a jovem. De avião, a irmã do paciente levou duas horas de Salvador à São Paulo para formalizar a autorização.

[tdj-leia-tambem]