Alunos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Adolescentes do curso gratuito de Linguagem de Programação Python, promovido pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), vivenciaram uma experiência transformadora durante uma visita técnica à Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo. A atividade foi realizada em parceria com a empresa Iron Mountain e a organização Brazil Flying Labs.

Voltado para adolescentes em situação de vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o curso é conduzido pela Divisão de Inclusão Produtiva da UGADS e visa ampliar o acesso à educação e às oportunidades profissionais na área de tecnologia. Também participaram da visita estudantes dos cursos de Python das cidades de Cajamar e Guarulhos, atendidos pela rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Uma jornada de inspiração e aprendizado

Durante a visita, os jovens foram guiados pelo professor Dr. Diego Paolo Ferruzzo Correa, especialista em tecnologias aeroespaciais, controle de voo e drones. Ele apresentou aos participantes projetos inovadores desenvolvidos na universidade, nas áreas de robótica, inteligência artificial e engenharia, proporcionando uma vivência prática e inspiradora.

A programação incluiu:

  • Visita ao Laboratório de Dinâmica de Gases e Combustão;
  • Tour pelo Laboratório de Manufatura;
  • Encontro com a entidade estudantil Harpia, que desenvolve projetos com drones;
  • Demonstração prática de drones desenvolvidos na própria UFABC, em parceria com a Brazil Flying Labs;
  • Palestra sobre os cursos da universidade e formas de ingresso no ensino superior.

Os participantes também conheceram toda a estrutura do campus, reforçando a mensagem de que a universidade pública é uma porta de entrada gratuita e acessível para o futuro.

Inclusão produtiva e transformação social

“Investir em tecnologia e educação para jovens em situação de vulnerabilidade é uma forma concreta de romper ciclos de pobreza. Este projeto representa um salto de qualidade nas nossas ações de inclusão produtiva e abre novas perspectivas de futuro para esses adolescentes”, afirma a diretora de Políticas Complementares da UGADS, Iara Coqueiro.

A gestora da UGADS, Luciane Mosca, também destacou o impacto social da ação:

“A inclusão produtiva não se resume à geração de renda, mas também à formação de cidadãos preparados para os desafios do presente e do futuro. Essa parceria com a Brazil Flying Labs é um exemplo de como unir inovação e políticas públicas para transformar realidades.”

Da sala de aula à prática: Python na programação de drones

Ao longo do curso, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em Python na programação de drones, conectando teoria e prática de maneira inovadora. A formação conta com apoio da Iron Mountain, Brazil Flying Labs, CREAS de Cajamar e Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP).

Essa iniciativa integra as estratégias da UGADS voltadas ao fortalecimento da rede de proteção social, com foco na qualificação profissional e na inserção produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão e desenvolvimento por meio da tecnologia.

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