Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Com a professora Tatiane Carolina de Lima Santos, os alunos do 3º ano encenaram uma adaptação do livro “Chá das Dez”, de Celso Sisto. Na história, dez senhoras que se reúnem para o chá passam por situações inusitadas e decidem mudar seus hábitos, abandonando o sedentarismo e abraçando a atividade física. A peça, além de proporcionar entretenimento, serviu como um convite à reflexão sobre a importância de uma vida ativa e saudável para todas as idades.

Comunicação não violenta e valorização da terceira idade

Mazu Gonçalves, coordenadora da Unidade de Gestão de Educação, ressaltou a importância da iniciativa para a promoção da comunicação não violenta e o fortalecimento dos laços entre as gerações. “Todo o trabalho realizado nas escolas, desde a acolhida até os projetos pedagógicos, é pautado na comunicação não violenta. As ações da Cem Linguagens pela Paz visam potencializar tudo o que as escolas já produzem nesse sentido”, afirmou.

As jovens atrizes da peça expressaram sua alegria em participar da iniciativa e destacaram a mensagem de empoderamento e aprendizado que a peça transmite. “A peça mostra que os idosos não precisam ficar em casa, mas sim podem fazer o que quiserem”, disse Lorena, de 9 anos. Já Hillary, também de 9 anos, complementou: “Eu aprendi que idosos devem viver a vida, sair e aproveitar. Por isso viemos apresentar a peça a eles”.

A professora Tatiane Carolina de Lima Santos enalteceu os diversos aspectos positivos da atividade. “Além de trabalharmos vários elementos em uma só atividade, como a leitura, arte, língua portuguesa, música, escrita, entre outros, aproveitamos a comemoração da semana pela paz para ter esse intercâmbio com os idosos”, explicou.

Dona Maria Neide Coracim, de 78 anos, participa das aulas de ginástica no Centro Esportivo e é um exemplo dos benefícios que a atividade física proporciona. “A gente fica mais ativo, né? E acabamos nos sentindo muito melhor. Também é muito bom ter as crianças por perto”, relata.

[tdj-leia-tambem]